Considerada a maior festa associativa portuguesa em França e também na Europa, a Festa Franco-Portuguesa de Pontault-Combault promete a já habitual animação, num ambiente “tipicamente português”. Para além dos concertos com artistas nacionais e nomes sonantes da atual pop francesa, o Parque do Hotel de Ville, nos arredores de Paris, vai acolher, nos dias 19 e 20 de maio, tendas com produtos regionais de Portugal entre muitas outras atrações. São esperados 40 mil visitantes para a edição deste ano.
O certame, que já vai na sua 43ª edição, conta com o apoio da câmara municipal de Pontault-Combault e tem como objetivo divulgar Portugal, a cultura e a língua portuguesas, unir portugueses e franceses e juntar gerações. De acordo com Mário Castilho, presidente da APCS – Associação Portuguesa Cultural e Social – entidade responsável pela organização do evento, «esta celebração permite à comunidade portuguesa reunir e transmitir a sua cultura aos habitantes de Pontault-Combault».
Quem passar pelo Parque do Hotel de Ville no fim-de-semana de Pentecostes vai poder conviver e assistir ao já tradicional desfile folclórico, visitar muitos stands com doçaria, gastronomia, têxteis, artesanato e outros produtos típicos de Portugal e assistir a vários concertos de cantores portugueses populares, mas também de estrelas francesas.
Este ano, como cabeças de cartaz, estão artistas como Toy, Zé Amaro, Kamaleon, Zouk Machine, Minhotos Marotos, Master Jake, José Luis Fernandez & DM7, Finist3rra, Laurène D e João Marques.
Números da edição em 2017
Segundo a organização, foram cerca de 25 mil as pessoas que durante os dois dias do certame de 2017 passaram pelo parque anexo da Mairie. Na grande festa portuguesa de Pontault-Combault, para além dos pontos de venda dos produtos nacionais, estiveram dispersos pelo terreno 33 stands de empresas portuguesas de diversas áreas de negócio. Foi ainda assinado um Protocolo de Cooperação institucional entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, o Município de Pontault-Combault e a Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault (APCS), com vista a atender às necessidades sociais da comunidade portuguesa naquela região.