A cidade de Portimão vai acolher a grande final do festival no dia 2 de março, depois das duas semifinais que decorrem a 16 e 23 de fevereiro nos estúdios da RTP, em Lisboa. Correspondendo aos desejos dos milhares de fãs, os organizadores resolveram colocar, logo no dia da apresentação do evento, as 16 canções concorrentes em versão integral no Youtube. E as reações não se fizeram esperar com um favorito já à cabeça, Conan Osíris com o seu tema ‘Telemóveis’.
A Radio Televisão Portuguesa apresentou, num evento que teve lugar no Mercado da Ribeira – Time Out Market, em Lisboa, a edição de 2019 do Festival da Canção e, para além das 16 canções finalistas, também os apresentadores das semifinais e da final foram revelados.
Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira são a dupla da 1.ª semifinal, que acontece dia 16 de fevereiro, e Jorge Gabriel e José Carlos Malato são os apresentadores da 2.ª semifinal, que acontece dia 23 de fevereiro, ambas nas instalações da RTP. Inês Lopes Gonçalves será a repórter da Green Room, Vasco Palmeirim e Filomena Cautela serão os anfitriões da grande final do Festival da Canção, que acontecerá dia 2 de março, em Portimão.
Nesta edição, a RTP vai retomar o formato original, depois de um ano especial, que representou a primeira ocasião em que Portugal acolheu o Festival Eurovisão da Canção e que por isso gerou um alinhamento alargado de concorrentes. Assim a edição de 2019 do Festival da Canção contará com 16 canções a concurso, das quais 14 resultaram de convites diretos da emissora – uma vez mais tendo em conta a representação da diversidade de géneros musicais que tem sido aplicada desde que foi posta em prática uma remodelação do formato após um ano de pausa verificado em 2016 – e os dois restantes concorrentes chegaram de dois concursos promovidos pela Antena 1, um deles através do programa “Masterclass” e aberto a quem não tenha até aqui música editada, o outro através de um concurso de livre submissão pública.
Toda a informação está disponível no site da RTP em http://media.rtp.pt/ festivaldacancao/
Os sinais do Youtube
Este ano a RTP fez a vontade aos muitos ávidos seguidores do Festival da Canção e, ao mesmo tempo decorria a conferência de imprensa que deu a conhecer os intérpretes deste ano, foram também lançadas, online e na íntegra, as 16 músicas concorrentes ao festival.
As reações foram imediatas e nesse mesmo dia foram milhares as visualizações ao canal de YouTube do Festival da Canção.
A canção “Telemóveis” ocupou logo o primeiro lugar da tabela de preferências, se olharmos não só às visualizações, como aos comentários e aos thumbs up partilhadas naquele vídeo. Logo na fase inicial, a canção de Conan Osíris somou mais de 107 mil visualizações e passou a ocupar o 7.º lugar nos vídeos mais populares do momento do YouTube em Portugal.
Na verdade, desde que foi anunciado que Conan Osíris exerceu algum fascínio sobre os fãs mais céticos do festival da canção. O cantor, que junta algo de trap com fado e uma voz que lembra António Variações, parece ter conquistado a fé de quase todos. Os comentários são todos positivos e a letra é encarada como um discurso contemporâneo sobre um instrumental bem produzido.
Canções e intérpretes concorrentes
1.ª Semifinal – 16 de fevereiro:
Calema – A Dois
Conan Osíris – Telemóveis
Ana Cláudia – Inércia
João Campos – É O Que É
Filipe Keil – Hoje
Ela Limão – Mais Brilhante Que Mil Sóis
Soraia Tavares – O Meu Sonho
Matay – Perfeito
2.ª Semifinal – 23 de fevereiro:
Lara Laquiz – O Lugar
Madrepaz – Mundo A Mudar
Mariana Bragada – Mar Doce
Dan Riverman – Lava
NBC – Igual A Ti
Mila Dores – Debaixo Do Luar
Marlon – O Jantar
Surma – Pugna