O Festival da Saudade nasce em forma de homenagem aos emigrantes portugueses espalhados um pouco por todo o Mundo. É também um justo agradecimento e o merecido reconhecimento, pelo forte contributo da diáspora portuguesa em prol do nosso país.
Foi com grande orgulho e entusiasmo que o Município de Ourém aceitou o desafio de se associar à primeira edição do Festival da Saudade, um evento que certamente marcará a agenda cultural e mediática do país, a 15 e 16 de agosto deste ano.
Este verdadeiro acontecimento é um tributo à coragem e à resiliência daqueles que partiram em busca de um futuro melhor, mas que nunca deixaram de amar e de recordar as suas origens. É mais do que um evento; é uma celebração da alma lusitana e do amor incondicional pela pátria-mãe.
Para a maioria dos nossos emigrantes, será um ponto de encontro e de reencontro, uma forma de matar saudades e celebrar emoções. Será também o momento de exaltar a cultura portuguesa e a identidade de um povo que se espalhou pelos quatro cantos do Mundo, mas que nunca esqueceu as suas origens.
O Festival da Saudade também pretende envolver e reforçar as tradições musicais deste nosso país, neste caso, através do talento de artistas consagrados e muito apreciados, a nível nacional e internacional. O cartaz desta edição é, de facto, de elevado gabarito. Tony Carreira, Mickael Carreira, Herman José, Mariza, Joana Amendoeira e Padre Borga são figuras inquestionáveis do panorama musical português e as suas carreiras ajustam-se à medida deste festival.
Assumidamente direcionado para os emigrantes portugueses, este acontecimento não deixa ser aberto ao grande público, enquanto evento inclusivo e acessível a todos aqueles que queiram celebrar as tradições e as memórias de Portugal. É uma forma de manter viva a chama da saudade, encurtando a distância entre os que estão longe e aqueles que estão perto. Será seguramente um momento de partilha, de alegria, de união e fortalecimento dos laços familiares e culturais.
Celebrando a essência portuguesa e a diversidade da nossa música, o Festival da Saudade será também mais uma belíssima oportunidade para colocar em evidência as qualidades da nossa região. Artesanato, folclore e gastronomia serão apenas algumas maravilhas oureenses que farão brilhar ainda mais este evento.
Entre 15 e 16 de agosto, os caminhos da saudade vêm dar a Fátima, capital da religiosidade e da espiritualidade, e porta de entrada para um território pródigo em locais de interesse.
Integrada no Concelho de Ourém, a Cidade de Fátima apresenta-se também como um ponto de partida para uma incursão pelo território oureense.
O Monumento das Pegadas dos Dinossáurios (Bairro), o Jardim Municipal de Le Plessis-Trévise (Ourém) e a Praia Fluvial do Agroal são apenas alguns dos diversos polos de atração turística de um Concelho cada vez mais procurado e apreciado por visitantes daqui e de além-fronteiras.
Estimado leitor, venha ao Festival da Saudade, desfrute de Fátima e descubra este nosso Concelho de Ourém!
































