O 6.º “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, sob o patrocínio da Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, organizado pelo Instituto Cultural (IC), decorre este ano entre outubro e dezembro.
Esta edição do Festival continua articular-se com o “2024 GEG Festival da Lusofonia” e apresenta cerca de 70 sessões de atividades, divididas em sete séries, incluindo a “Exposição Anual de Artes entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, o “Festival de Cinema entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, o “Concerto de Tito Paris com a Orquestra Chinesa de Macau”, a “Exposição de Livros Ilustrados em Chinês e Português”, os “ GEG Espectáculos de Música e Dança Tradicional na Comunidade” e um “Workshop de Prova de Vinhos”, contando com a participação de mais de 700 artistas, revelando o esplendor da integração cultural entre diferentes regiões e proporcionando experiências multiculturais a residentes e turistas.
A cerimónia de inauguração do 6.º “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa” e do “2024 GEG Festival da Lusofonia” teve lugar ontem, no Anfiteatro das Casas da Taipa, sendo presidida por vários convidados, incluindo a Chefe de Gabinete da Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM, Ho Ioc San.
Festival da Lusofonia prolongado para dois fins-de-semana
O 2024 GEG Festival da Lusofonia, organizado conjuntamente do IC e pelo Galaxy Entertainment Group tem lugar, pela primeira vez, durante dois fins semanas, de 25 de outubro a 3 de novembro, nas Casas da Taipa. O evento reúne música, dança, jogos, gastronomia e culturas, permitirão a residentes e turistas experimentar a cultura dos países lusófonos e aprofundar a sua compreensão do património cultural de cada país ou região lusófona.
O Festival da Lusofonia entra na sua 27.ª edição, sendo dado maior destaque à promoção da cultura de Goa, Damão e Diu e convidando chefs e artistas da região para apresentar as suas especialidades gastronómicas e a arte da pintura corporal em Macau. O evento de seis dias irá abranger stands culturais distintos de dez comunidades lusófonas residentes em Macau, nomeadamente de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Goa, Damão e Diu, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e a comunidade macaense.
O público poderá ainda desfrutar de animadas atuações de música e dança apresentadas por 10 grupos artísticos dos países e regiões de língua portuguesa e 35 grupos artísticos locais no palco principal do Anfiteatro das Casas da Taipa e no palco secundário do Largo do Carmo. Nas tardes de Sábado e Domingo, os visitantes de todas as idades podem, ainda, participar nos jogos tradicionais portugueses no Largo do Carmo, incluindo: corrida de esquis, corrida de sacos, corrida com colher de pau, subida ao pau de sebo, tração à corda, argolas à cruzeta e carrinhos de rolamento, bem como em torneios de matraquilhos e vários jogos para crianças. No Jardim Municipal da Taipa funcionará um restaurante temporário que servirá grelhados e comida típica portuguesa ao jantar e durante o almoço ao fim de semana. Vários petiscos típicos dos vários países e regiões participantes estarão também disponíveis no Largo do Carmo à noite, durante os seis dias do evento, onde serão também apresentados concertos de música ligeira. Durante o Festival, o quiosque provisório instalado junto à entrada para as Casas de Taipa servirá petiscos e bebidas típicas portuguesas.
Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa promove o intercâmbio cultural e artístico através de uma panóplia de eventos culturais
Durante o Festival da Lusofonia, a “Exposição de Livros Ilustrados em Chinês e Português” decorre até ao dia 3 de novembro, na Casa de Nostalgia das Casas da Taipa, exibindo mais de 500 livros ilustrados e literatura infantil e realizando diversas atividades extra, incluindo sessões de promoção de livros, workshops, palestras e sessões de “Leitura de livros ilustrados com centenas de pessoas”, de modo a contribuir o desenvolvimento de Macau como “Cidade de Leitura”.
Subordinada ao tema “Memórias‧Legados‧Mutações”, a “Exposição Anual de Artes entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, coorganizada pelo Instituto Cultural (IC) e pela Wynn Resorts (Macau) S.A., apresenta, até ao dia 9 de fevereiro de 2025, no Museu de Arte de Macau e na Galeria de Exposições das Casas da Taipa, mais de 130 peças/conjuntos de mais de 20 artistas do Interior da China, dos países de língua portuguesa e de Macau. A obra de arte pública será apresentada na Rua da Felicidade a partir de janeiro de 2025.
Em colaboração com o Galaxy Entertainment Group,o Festival de Cinema entre a China e os Países de Língua Portuguesa, dedicado ao tema “Criar um Contraste Interessante”, decorre até ao dia 13 de dezembro, apresentando cerca de 30 filmes da China e dos países de língua portuguesa nos Cinemas Galáxia, Galaxy Macau™ e na Cinemateca · Paixão.
A Projeção ao Ar Livre – Novas Forças Visuais em Macau será apresentada nos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, no dia 7 de dezembro, contando com a exibição de quatro curtas-metragens do Programa “Macau – Poder da Imagem” deste ano. O “Concerto de Tito Paris com a Orquestra Chinesa de Macau” será realizado no dia 15 de novembro. Sob a batuta do Diretor Musical e Maestro Principal da Orquestra Chinesa de Macau, Zhang Lie, o conceituado cantor cabo-verdiano, Tito Paris, interpretará as suas canções adaptadas aos instrumentos musicais chineses.
Organizado conjuntamente pelo Instituto Cultural e pelo Galaxy Entertainment Group, os “GEG Espetáculos de Música e Dança Tradicional na Comunidade” são realizados durante um período prolongado de dois fins-de-semana, contando com a participação do grupo artístico do Interior da China “Guangdong Zhongshan Torch Singing and Dance Troupe” e de oito grupos artísticos provenientes dos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Estes grupos irão apresentar espetáculos de música e dança tradicional na comunidade e pontos turísticos de Macau.
Além disso, o “Workshop de Prova de Vinhos” será realizado nos dias 23 e 30 de novembro, e no dia 7 de dezembro. Os interessados podem efetuar a respetiva inscrição através da secção “Inscrição em Atividades” da Conta Única de Macau (activity.mo.gov.mo/activity-h5/activity-list-web). Caso o número de pessoas inscritas ultrapasse o número máximo de vagas, os participantes serão selecionados por sorteio, sendo os admitidos notificados por SMS.
O 6.º “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa” é realizado no âmbito do Festival de Cultura e Artes da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, promovendo a construção da Região da Grande Baía de cultura humanística, desempenhando o papel de Macau como um “Centro de Intercâmbio Cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, continuando a tomar a cultura como a ligação e as artes como a portadora, realçando o apelo do encontro cultural e artístico sino-português na cidade e contribuindo a criação de “uma base de intercâmbio e cooperação para promover a coexistência de diversas culturas, sendo a cultura chinesa predominante”. Para mais informações sobre o Festival, visite o site www.icm.gov.mo/FCP.