A XVI edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, adiada pelas intempéries que se fizeram sentir no mês de março, abre portas já no próximo fim de semana. Sob a temática das alterações climáticas, a organização pretende este ano consciencializar o público para comportamentos ambientais que promovam a sustentabilidade, alertando às causas, consequências e boas práticas que poderão fazer mudar o mundo.
Será possível apreciar as 10 esculturas de chocolate escolhidas para integrar a exposição e representar a temática, onde estão a ser feitas pelo chef chocolatier Abner Ivan, e pretendem alertar para a relação causa-efeito do impacto do comportamento humano no Planeta, sendo o chocolate, segundo a organização, convertido “em 10 símbolos, que pretendem levar o visitante a refletir e a dar o primeiro passo neste caminho de mudança”.
Este ingrediente mágico vai permitir dar largas à criatividade, originalidade e à criação de peças extraordinárias, em múltiplos expositores, exposições e ‘showcookings’.
Quem se deslocar a Óbidos até 22 de abril terá também a oportunidade de ver o ‘Glorious’, o bombom mais caro do mundo, produzido em Portugal pelas mãos do mestre chocolatier Daniel M. Gomes, revestido a ouro puro e com o valor de 7.728€.
Contemplar os adereços e figurinos em chocolate construídos por chocolatiers sobre o design de talentosas estilistas, saborear as apetitosas iguarias das marcas presentes e conhecer em palco as receitas apresentadas pelos chefs pasteleiros e chocolatiers que poderá encontrar no recinto, são outras das propostas que o Festival tem para oferecer.