Festival “Fado em Cidades Históricas” promete promover a lusofonia e conexões criativas com as históricas cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Ouro Preto, em Minas Gerais.
Petrópolis, no Rio de Janeiro, recebe pela primeira vez um Festival de Fado. O evento é gratuito, realiza-se no Palácio de Cristal durante os dias 18 e 19 de maio com atrações internacionais e nacionais como as fadistas Ana Moura e Raquel Tavares, e a guitarrista Marta Pereira da Costa com a sua guitarra portuguesa, que se junta à violonista Samara Líbano, acompanhada de seu violão de sete cordas.
O Festival “Fado em Cidades Históricas” tem como objetivo promover a lusofonia e conexões criativas com as históricas cidades de Petrópolis e Ouro Preto e vai ficar marcado por grandes encontros que estreitam vínculos culturais tendo como referência as influências portuguesas, africanas e dos povos originários, celebrando raízes e juntando fados, batuques e lundus.
Fazendo uma justa homenagem ao Fado, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como Património Oral e Imaterial da Humanidade, este evento faz ainda a ligação a outros Patrimónios Imateriais, como o chorinho e o samba.
Em Ouro Preto, o Fado encontra-se também com a cidade que é Património Histórico da Humanidade. Durante os cinco dias de evento, a música encontra a poesia, assim como a história, a gastronomia, as manifestações artísticas eruditas e populares e uma exposição sobre o clássico português que dá nome ao festival.
O festival também contará com teatros de rua, mostras de vinho e artesanato, além de oficinas de culinária, azulejos e cerâmicas.