A associação Cap Magellan acaba de anunciar a lista de candidatos para os prêmios que serão entregues durante a Noite de Gala, que acontecerá no dia 10 de outubro na Prefeitura de Paris, com apresentação de Fernando Vilela, um jovem cientista português em Paris e Sónia Carneiro.
A Noite de Gala de 2020 Cap Magellan é uma iniciativa da Câmara Municipal de Paris, por ocasião da celebração da Primeira República de Portugal (5 de outubro de 1910). O evento acontecerá no próximo dia 10 de outubro às 19h30 na própria Câmara Municipal de Paris.
Como de costume, a Noite de Gala oferecerá aos convidados, que desta vez não estarão presentes durante o evento, uma alternância de celebrações musicais acompanhadas de uma cerimónia de entrega de prémios. A cena
artística lusodescendente e franco-portuguesa estará no centro das atenções, com foco na valorização dos artistas locais, neste momento particularmente difícil para eles.
Devido aos últimos anúncios sanitários feitos pelo Governo e pela Câmara de Paris na segunda-feira, a Noite de Gala do próximo sábado dia 10 de outubro, que ocorrerá sem público. Por razões de prevenção sanitária, não haverá possibilidade de receber convidados na Sala de Festas da Câmara Municipal de Paris.
No entanto, a Cap Magellan garante uma transmissão em direto via streaming na sua página do Facebook (www.facebook.com/capmagellan1) e no seu canal YouTube, em que contará com a presença de jovens acordeonistas, Andreia Rio, fadista, e seus violonistas, os duetos de Gala – Mc Dy & Sarah Rachel Alves, Hugo Manuel & Morgane da Costa e MK Nocivo & público – mas também anuncia homenagens e eventos diversos: Maria Vai C’as Outras, “Lá em Baixo”, na presença de Ana Isabel Freitas, “Frantugal.tv”, na presença de Michael Mendes, “Miss”, com uma mensagem de Ruben Alves e “Operação Portugal », Na presença de D’jal.
Lista de candidatos – Prémios CAP MAGELLAN
Prémio Cap Magellan – Fundação Calouste Gulbenkian de melhor aluno do ensino secundário:
Célia Machado: Com média de 18,74 no Bac L, Célia, ex-aluna do colégio Eugène Delacroix em Drancy, continua seus estudos na Escola de Imagem Gobelins em preparação para a animação. Apaixonada por arte, desenho e cinema, a candidata também está envolvida em diversas causas humanitárias.
Marina Munchenback: Tendo concluído um ES bac com uma média de 18,44 no Lycée Fénelon em Paris, Marina é atualmente uma aluna do campus ibérico de Poitiers, Sciences po Paris. Ganhou também por 8 anos consecutivos o prémio da ACEP (Associação de Estudos Portugueses) como melhor aluna.
Samuel Vieira Alves: Com menção “Muito Bom” no Bac S e média de 18,71, Samuel está atualmente no primeiro ano do PASS (Caminho Específico de Acesso à Saúde). Além de seguir este curso científico para se tornar pesquisador médico, o aluno participa regularmente de congressos sobre literatura e cultura lusófona.
Prêmio Cap Magellan de melhor aluno:
Adeline Afonso: Mestranda em História Contemporânea pela Sorbonne, Adeline pretende fazer o doutoramento numa universidade portuguesa. Acabou de concluir o mestrado e a tese de investigação intitulada “Portugal e a política externa da UE: rumo ao estabelecimento de uma parceria estratégica com o Brasil (1992-2007)”. Além de editora de várias revistas sobre o tema Europa, Adeline faz parte de diversas associações.
Clara Alves: sendo muito apegada à cultura portuguesa, Clara fez vários estágios no seu país de origem. Depois de uma preparação ECS (económica e comercial, opção científica), decidiu continuar os seus estudos em duplo curso na Essec e na Centrale Supélec. Este ano, está a estagiar como gestora júnior num projeto de desenvolvimento de energia sustentável em Lisboa.
Ana Isabel Freitas: Com formação artística, licenciada em Belas Artes pela Universidade do Porto e mestre em Cinema pelo Instituto Politécnico de Lisboa, Ana Isabel é atualmente doutoranda em Estudos Românticos pela Universidade de Paris Nanterre. Aí escreveu uma tese sobre um estudo etnográfico ligado ao folclore português e à tradição da imigração portuguesa para França. Paralelamente, Ana Isabel é também fotógrafa, artista e realizadora, e este ano a sua longa-metragem sobre a cultura e o folclore portugueses será apresentada pela primeira vez no final do ano em Paris.
Prémio Cap Magellan – Melhor projeto associativo:
Cantos de Portugal, de Servon: associação “tradicional” portuguesa que oferece aulas de português, para todos os níveis, e momentos festivos, nomeadamente em torno da gastronomia e das tradições culturais portuguesas.
Wings for Portugal, de Saint-Herblain: Associação criada em 2015 para a realização de ações de solidariedade social em benefício de um orfanato em Portugal, a instituição Asas de Santo Tirso. Também oferece aulas de português e todos os lucros gerados pela associação são doados às crianças do orfanato Asas.
O Sol de Portugal, de Bordeaux: Associação cultural que oferece cursos de português em Bordeaux. Para além dos cursos, a associação promove encontros de debates em torno da memória e da cultura portuguesa. Seu novo projeto diz respeito à publicação de um livro em torno da memória intitulado “Segredos dos tecidos e histórias. Palavras de imigrantes”.
Prémio Cap Magellan – Jean Pina Entreprise, melhor iniciativa cidadã:
Wings for Portugal: Associação criada em 2015 para a realização de ações de solidariedade social em benefício de um orfanato em Portugal, a instituição Asas de Santo Tirso. Também oferece aulas de português e todos os lucros gerados pela associação são doados às crianças do orfanato Asas.
Hirond’ailes: Associação de caridade e solidariedade cujo objetivo é promover a ajuda mútua entre pessoas e comunidades. No contexto da atual crise de saúde, a associação está fortemente comprometida com a fabricação de máscaras, especialmente durante a difícil fase de escassez de confinamento. Em 2 meses, 7.200 máscaras foram confecionadas e distribuídas.
Memo2xx: Projeto relativo a uma exposição fotográfica organizada pelo Twinning Committee entre as cidades francesas de Garchizy e portuguesa de Silvares para promover o intercâmbio cultural do século XX. O objetivo do projeto é preservar a memória coletiva de Silvares e Garchizy.
Prémio Cap Magellan – Fidelidade, melhor jovem empresário:
Christophe Paredes: para o Eletrico Lisbon Urban Food: Depois de dois anos de frutuosa atividade, o Eletrico Lisbon Urban Food, o primeiro food-truck de especialidades portuguesas em França, inova ao abrir o primeiro Restaurante Português em Praça de Alimentação em França. Já conquistou o prêmio “coup de cœur” entre os 88 food trucks da Europa.
Karine Pereira da Costa: para a Lusia, empresa especializada na importação e comercialização de vinhos portugueses em França, nomeadamente Vinho Verde. Hoje, a Lusia está presente em mais de setenta estabelecimentos parisienses graças à sua seleção de vinhos, nomeadamente trabalhando na harmonização de vinhos e pratos.
Dylan Teixeira: para a Edusign, Startup tendo inovado no digital, começando por oferecer uma solução de digitalização de planilhas. Com um serviço que atraiu mais de 200 clientes desde março, a empresa pretende capitalizar este ímpeto e tornar-se uma solução de gestão documental digital para organizações formadoras.
Prémio Cap Magellan – Vilamoura – Trace Toca para a melhor revelação artística musical:
Mickael Ferreira: Mickael sempre teve uma forte ligação com Portugal, onde passa as férias para encontrar as suas raízes e inspirar-se nas suas novas canções. Lançou seu primeiro single em 2018 e está a preparar o lançamento, em breve, do seu próximo álbum.
MK Nocivo: Originário de Bragança, é no Hip-Hop que encontra o seu estilo. A sua última composição intitulada “Filha de emigrante” com Vanessa Martins. Com milhares de visualizações nas redes, mostra os laços do músico com a sua cultura de origem.
Yure & Robby: O projeto musical de Yure & Robby é o resultado de um encontro em Paris. Primeiro entre duas linguagens musicais diferentes, jazz e choro. A dupla formada pelo violão de 7 cordas, a voz de Yure Romão (Brasil) e os ventos (saxofone, flauta e clarinete) de Robby Marshall (EUA) que nos transportam para o mundo de suas composições, assim como covers da música popular brasileiro.