O deputado do PS eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, esteve recentemente em França para um encontro com os alunos de mestrado do curso de português, na universidade Jean Monet.
Paulo Pisco encontrou-se, no dia 1 de dezembro, com alunos do 1°, 2°, 3° anos e de mestrado na Universidade Jean Monet, em Saint Etienne, numa conferência que se debruçou sobre “o papel da diáspora na construção do país”.
Valorizar a opção pelos cursos de Português dos alunos nas universidades no estrangeiro e dar a conhecer a importância da presença portuguesa no mundo, foi o principal objetivo desta palestra, que contou uma plateia de cerca de 90 alunos, dos 350 que frequentam a universidade nos cursos de Português dos diferentes anos.
Ainda, “a presença portuguesa no mundo e a discussão das noções de diáspora, emigrante, mobilidade e rede”, bem como a sua importância para os países de acolhimento e para Portugal, foram temas centrais nesta apresentação do deputado do PS eleito pelo círculo da Europa.
Paulo Pisco participou neste encontro no âmbito da celebração dos 15 anos do protocolo entre a universidade Jean Monet e o Instituto Camões, a convite da professora responsável pelos cursos de Português, Rosa Maria Frejaville.
No final da reunião, houve espaço para um debate com os alunos, que colocaram diversas questões sobre a presença portuguesa no mundo, a importância da Língua portuguesa, o funcionamento dos órgãos de soberania e sobre a situação política atual.
O deputado participou ainda num jantar de Natal com os alunos de Português daquela Universidade.
Entre os alunos nos cursos de Português da universidade Jean Monet uma boa parte é de origem portuguesa e dos presentes cerca de metade revelaram o desejo de passar algum tempo em Portugal ou mesmo ir viver para o país.