“A cozinha francesa perdeu um dos seus melhores embaixadores”, dizia uma notícia na imprensa francesa referindo-se ao Chef Philippe Da Silva, nascido em Portugal e reconhecido mundialmente.
Filipe José Mealha da Silva, nasceu em 5 de abril de 1954 em Paderne, concelho de Albufeira. Com apenas 6 anos foi com a família viver numa pequena cidade do golfo de Saint-Tropez, em Cogolin, região onde há 26 anos criou a Hostelerie des Gorges de Pennafort, que logo no primeiro ano conquistou uma estrela Michelin e nunca mais a perdeu. Philippe da Silva e Martina, a sua mulher, tornaram o restaurante o mais conhecido e apreciado de toda a região sul de França.
Pelo seu restaurante passaram muitas personalidades de renome, desde chefes de Estado estrangeiros como Barack Obama ou o Príncipe Alberto do Mónaco, vários Presidentes da República Francesa, como Jacques Chirac ou François Hollande, entre governantes, Deputados e diplomatas portugueses.
Daniel Maria, maire de Callas, cidade onde se situava o seu restaurante, não poupa elogios à simplicidade e humildade de Philippe Da Silva e o Cônsul Honorário em Nice, Joaquim Pires, não fica atrás na emoção: “Perdemos um amigo, mas a França e o mundo perderam um grande senhor da gastronomia francesa”. O Chef português fez parte das primeiras gerações de grandes Chefs franceses com estrelas Michelin, quando na altura a sua atribuição não era tão disseminada. Conquistou as duas primeiras estrelas Michelin em 1987, em Paris.
Philippe da Silva mantinha ligação a Portugal, deslocando-se todos os anos para visitar a família no Algarve, era um homem simples, generoso, e solidário, que se comprazia com a felicidade que proporcionava aos outros com a sua paixão pela cozinha.
A Assembleia da República, em Portugal, prestou uma última homenagem ao Chef Philippe da Silva e à sua carreira profissional e empresarial, motivo de orgulho para Portugal e para a sua diáspora e símbolo da presença dos portugueses no mundo, enviando à família e aos amigos as suas mais sentidas condolências e a que, naturalmente, se associa a revista Comunidades.