Para celebrar o seu 35.º aniversário, a Fundação Oriente recebe, no dia 18 de março, o consagrado pianista norte-americano Craig Sheppard para uma interpretação integral dos Nocturnos, de Frédéric Chopin.
Quem é Craig Sheppard?
Professor de piano e diretor do departamento de piano na Escola de Música da Universidade de Washington.
É também professor do Centro de Inovação Avançada do Conservatório da China em Pequim, e muitos dos seus antigos alunos ocupam cargos em conservatórios e universidades em todo o mundo.
Intérprete veterano com cinquenta anos de experiência nos mais prestigiados palcos internacionais, realiza também masterclasses um pouco por todo o mundo.
Com uma longa discografia que inclui editoras como Sony, Chandos, Philips, EMI e AT-Berlin, lançou 26 CDs com a Romeo Records desde 2005, incluindo as sonatas completas de Beethoven, as Seis Partitas de Bach, O Cravo Bem Temperado, as três últimas sonatas de Schubert e os 24 Prelúdios e Fugas de Shostakovich, entre outras obras que integraram o seu repertório de concertista. Nas últimas duas décadas, tem-se apresentado com frequência em recitais e masterclasses no Japão, Coreia, China, Hong Kong e Singapura, a par da Austrália e Nova Zelândia.
Nascido na Filadélfia em Novembro de 1947, Craig Sheppard formou-se no Curtis Institute e na Juilliard School, onde foi aluno de Eleanor Sokoloff e Sasha Gorodnitzki. Trabalhou com Rudolf Serkin e Pablo Casals no Festival de Marlboro, e mais tarde com Ilona Kabos, Peter Feuchtwanger e Sir Clifford Curzon em Londres. Vencedor dos principais prémios nas competições Busoni, Ciani e Rubinstein no início da sua carreira, foi com a medalha de prata no Concurso Internacional de Piano de Leeds em 1972 que conquistou reconhecimento internacional.
Mudando-se para Londres em 1973, onde viveu durante vinte anos, na Universidade de Lancaster, Yehudi Menuhin School e Guildhall School of Music and Drama.
Durante esse período, apresentou-se em concerto com inúmeras orquestras britânicas e europeias, sob a batuta de maestros como Sir George Solti, Erich Leinsdorf, Kurt Sanderling, James Levine, Michael Tilson Thomas, Aaron Copland, Lord Yehudi Menuhin, Sir Andrew Davis, Sir John Pritchard, Esa Pekka Salonen, David Zinman e Leonard Slatkin. Nos Estados Unidos, já se apresentou com as orquestras da Filadélfia, Boston, Chicago, Atlanta, Dallas, San Francisco, Rochester e Seattle, entre outras.
O repertório a solo de Craig Sheppard é eclético, compreendendo cerca de cinquenta programas de recitais solo e mais de sessenta concertos, cobrindo um largo espectro dentro do cânone da música ocidental.
Um apaixonado pela música de câmara, já colaborou com muitos instrumentistas e cantores de renome, incluindo Wynton Marsalis, José Carreras, Victoria de los Angeles, Irina Arkhipova, Ida Handel, Sylvia Rosenberg e Mayumi Fujikawa, bem como quartetos de cordas e músicos da nova geração, incluindo James Ehnes, Stefan Jackiw, Richard O’Neill, Edward Arron e Johannes Moser.
Sheppard é frequentemente convidado para integrar o júri de importantes concursos internacionais. Com a colega Drª Robin McCabe, Sheppard é cofundador e diretor artístico do Seattle Piano Institute, um programa intensivo para jovens aspirantes a pianistas, realizado anualmente na Universidade de Washington.