Portugal conta com mais cinco restaurantes com estrela Michelin, integrando assim o guia encarnado na edição de 2022.
A nova versão do guia gastronómico foi apresentada na noite de 14 de dezembro, no auditório do Palácio das Artes Rainha Sofia, em Valência, Espanha.
No Porto o restaurante Vila Foz, liderado pelo chef Arnaldo Azevedo. Em Lisboa o Cura, do restaurante do Ritz Four Seasons, do chef Pedro Pena Bastos. No Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, o restaurante Esporão com o chef Carlos Teixeira. E mais duas estrelas para o Algarve: para o A Ver Tavira do chef Luís Brito e o Al Sud, em Lagos, do chef Louis Anjos, e que está integrado no Clubhouse do hotel Palmares.
Assim, Portugal passa a contar com sete restaurantes com duas estrelas e, agora, 26 com uma estrela, não tendo existido nenhuma perda de estrelas desde o ano passado.
Durante a gala foi anunciado também, e pelo segundo ano consecutivo, as estrelas verdes Michelin – que destaca os restaurantes que estão na vanguarda da gastronomia sustentável.
Portugal estreou-se nesta categoria com o restaurante Esporão, em Reguengos de Monsaraz, a receber uma estrela verde e o madeirense Il Gallo D´Oro a receber outra.
“As nossas equipas também observaram que cada vez mais estabelecimentos mostram um maior interesse em oferecer uma cozinha mais preocupada com as questões do meio ambiente e da sustentabilidade. Não podemos se não congratularmo-nos e apoiar este movimento fundamental, ilustrado este ano com a atribuição de uma Estrela Verde a oito novos restaurantes especialmente comprometidos com estes fatores”, disse Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias Michelin.
Depois de um ano em que a gala das estrelas Michelin foi exclusivamente virtual, sem público, os cerca de 600 convidados puderam estar presentes no auditório do Palau de les Arts Reina Sofía de Valência para conhecerem ao vivo a seleção de 2022.
O guia deste ano inclui 1362 restaurantes de Espanha, Portugal e Principado de Andorra, entre os quais encontram-se 11 restaurantes com três Estrelas, 40 com duas Estrelas, 211 com uma Estrela e 284 Bib Gourmand (Portugal tem 41 restaurantes nesta categoria que abarca restaurantes com preços abaixo dos 35 euros por pessoa).
Outra das novidades da noite foi a apresentação de dois prémios especiais, um para jovens chefs, no qual foi distinguido o chef espanhol Mario Cachinero que aos 25 anos está à frente do restaurante Skina, em Marbella, e que tem duas estrelas Michelin. A outra distinção, de Chef Mentor, foi para o também espanhol , natural de San Sebastian, Martin Berasategui que em Lisboa tem o restaurante Fifty Seconds e que há dois anos tem uma estrela Michelin.