O ministro do Planeamento e Infraestruturas disse que vai ser criado um fundo financeiro a partir da solidariedade dos portugueses para apoiar a reconstrução das habitações e da vida das pessoas afetadas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.
Pedro Marques manifestou um grande reconhecimento aos portugueses neste enorme esforço nacional de solidariedade e disse que o Governo irá procurar coordenar todos os apoios recebidos, nomeadamente financeiros, para a criação deste fundo que será articulado com os três municípios: Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.
“Queremos dar um destino coordenado a este grande esforço de solidariedade”, frisou.
Pedro Marques explicou ainda que, numa primeira fase, havia a urgência do combate aos incêndios que mobilizou todas as forças e que foi objeto de “grande coesão”.
Agora, acrescentou, entra-se numa fase que já permite avançar para a reconstrução.
“O primeiro-ministro e eu próprio, tínhamos assumido aqui, no domingo, o compromisso que assim que houvesse condições vínhamos aqui começar a tratar da reconstrução e criar condições de vida para estas comunidades e de recuperação dos seus empregos e das suas vidas”, sustentou.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas adiantou ainda que o tempo é de homenagem aos que partiram no trágico incidente: “uma forma de os homenagear é cuidar das suas famílias e recuperar a situação das suas famílias. É o que estamos a procurar fazer”.
































