O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, elogiou os elevados níveis de exportação do distrito de Viseu e sobretudo da zona de Viseu Dão Lafões.
Eurico Brilhante Dias afirmou que a região foi das mais dinâmicas na evolução internacionalizadora da região Centro, que, acrescentou, deu «um contributo singular» para o processo a nível nacional.
«Temos aqui uma grande capacidade exportadora que vai desde o setor automóvel ao mobiliário, passando pelas confeções, e tem sido um setor que tem vindo a investir, a criar emprego e a ser um motor fundamental do crescimento das exportações portuguesas», frisou o governante para quem, apesar do elevado número destas transações, existe a preocupação da sustentabilidade do seu crescimento. O secretário de Estado disse que este é um receio que é partilhado por muitas empresas.
«Essa preocupação está centrada em duas dimensões: investimento e recursos humanos que nos permitam continuar a crescer. E é isso que o Governo tem feito», referiu.
Eurico Brilhante Dias acrescentou que os emigrantes têm agora mais possibilidades de regressar ao território nacional graças à iniciativa das empresas locais que, acredita, já oferecem «boas oportunidades de emprego» para a comunidade.
«O distrito de Viseu e a região Centro foram muito castigadas pela emigração e a gente que partiu faz-nos falta no coração, porque são famílias que partem, mas também nos faz falta para continuar a crescer», concluiu.