Memorando assinado esta semana visa estimular a interação, os vínculos linguísticos e culturais entre Portugal, as crianças, jovens portugueses e lusodescendentes no estrangeiro.
A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Berta Nunes, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assinou esta terça-feira um memorando de colaboração com a Rádio Miúdos – radiomiudos.pt, representada pela diretora Verónica Milagres, com o objetivo de desenvolver um trabalho conjunto de promoção da língua portuguesa junto da diáspora.
“Objetivo passa por estimular a interação, os vínculos linguísticos e culturais entre Portugal as crianças, jovens portugueses e lusodescendentes no estrangeiro”, refere o MNE.
A colaboração com esta rádio, feita por crianças e jovens e a estes dirigida, “implicará o envolvimento das Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro do Camões, I.P.”, representado na cerimónia por Rui Azevedo, da Direção de Serviços da Língua.
A Rádio Miúdos promove a divulgação da língua portuguesa através de uma rádio online, dirigida a crianças e jovens. A rádio transmite programas com música em português – portuguesa, brasileira e dos vários crioulos dos PALOP e Timor-Leste -, histórias contadas da tradição portuguesa e universal, e programas com temas que versam sobre a cultura, história, ciência, ecologia, saúde, tecnologia e ocupação de tempos livres, ao longo de emissões diárias de 24 horas.
O Projeto foi vencedor do 3º Prémio do Concurso “Ideias de Origem Portuguesa” atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela COTEC aos melhores projetos de empreendedorismo social para a diáspora portuguesa e obteve o 1º Prémio do concurso CANVAS pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e já chega a mais de 170 países em todo o mundo.