Decorre, até quarta-feira dia 6, em Santa Maria da Feira, a segunda edição do Encontro Mundial de Formação de Dirigentes Associativos.
Organizado pela Direção-geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, este encontro pretende dar a conhecer todas as ferramentas para uma melhor utilização dos apoios existentes, mas também, partilha de experiências entre todos os participantes.
São três dias de formação, com 25 Dirigentes Associativos de
11 países distintos – Brasil, Luxemburgo, França, Bélgica, Uruguai, Estados Unidos da América, Venezuela, África do Sul, Argentina, Reino Unido e Canadá -, que prometem ser uma experiência enriquecedora.
Este encontro visa a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro à Portugal, como a divulgação da cultura portuguesa, a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional, bem como a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa, dinâmicas de grupo, candidaturas e execução de projetos. Tudo patrocinado pela DGACCP, incluindo despesas com os transportes aéreos, alojamento e alimentação.
O Curso apresenta um programa intenso que alia temáticas centradas na capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa a momentos de cultura e gastronomia. Apoios financiados da DGACCP; Políticas Locais de Incentivo ao Movimento Associativo; Gerar Oportunidades e Pontes – Sessão de Networking entre os Participantes; Santa Maria da Feira, um Território de Acesso, Oportunidades e Conexões; Políticas Locais para o Desenvolvimento das Comunidades; e As Políticas do Governo para as Comunidades Portuguesas e o Movimento Associativo são as temáticas dos cinco painéis da formação.
Durante os três dias, os dirigentes associativos têm a oportunidade de degustar os sabores desta Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco e de visitar alguns pontos da cidade, nomeadamente o Castelo de Santa Maria da Feira.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, está a acompanhar a generalidade dos trabalhos e fará o encerramento desta edição.