A cerveja irlandesa Guinness, distribuída em Portugal pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), volta a celebrar o Dia de St. Patrick junto dos portugueses.
Este é um feriado nacional irlandês que homenageia St. Patrick, padroeiro da Irlanda e que ocorre todos os anos no dia 17 de março (data da sua morte) e, apesar de se tratar de um feriado nacional, é assinalado por mais de 70 milhões de pessoas, percorrendo os seis continentes, numa celebração que se prolonga por alguns dias.
Neste dia, estão preparadas 5 festas que reúnem os ingredientes necessários para que os consumidores portugueses possam celebrar juntos e à moda irlandesa, num ambiente onde animação é a palavra de ordem.
Haverá música ao vivo irlandesa, maquilhadoras disponíveis para colorir o rosto dos presentes e uma decoração repleta de tons verdes (cor associada a este dia devido ao trevo que acompanhava o padroeiro). Os consumidores podem ainda contar com outras surpresas e promoções especiais durante as festas.
A 17 de março, a partir das 18h, estas festas ocorrem em Lisboa nos pubs “The George”, “Cheers Irish” e “O’Gilins Irish”. No Porto a festa é feita no “Ryan’s Irish” e no Algarve no “The Shack” (Almancil). Para além destes 5 locais, entre os dias 17 e 19 de março, a Guinness ativará mais de 300 outros com decorações e acessórios alusivos ao Dia de St. Patrick, garantindo que o espírito irlandês é sentido intensamente de Norte a Sul de Portugal.
“O Dia de St. Patrick é um dos dias mais celebrados no mundo e queremos cada vez mais aproximar os portugueses dessa festividade. Como tal, nada melhor do que a Guinness, uma cerveja irlandesa, para promover este tipo de ativações que permitem aos nossos consumidores sentirem o verdadeiro e animado espírito irlandês”, refere Francisco Morais, responsável pela marca Guinness, na SCC.
Todos os anos, os cervejeiros da Guinness convidam as pessoas a desfrutar deste dia ao sabor da icónica stout preta e branca. Tratando-se de um ritual depois do trabalho ou de um simples momento de lazer, o Dia de St. Patrick é a ocasião perfeita para os grupos de amigos se juntarem num ambiente repleto de tons verdes e de festa irlandesa.
Sobre a GUINNESS:
Tudo começou em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, a St. James’s Gate, e começou a produzir a sua cerveja.
Guinness Original, em versão de garrafa, descende diretamente da receita criada anos mais tarde, em 1821, por Arthur Guinness II, e revela um paladar doce e suave com notas de malte e caramelo. Tem um teor de álcool de 3,8%. Igualmente rica e cremosa, até aveludada no final, Guinness Draught foi desenvolvida já no século XX, mais precisamente em 1959, para celebrar o 200º aniversário da assinatura do contrato de arrendamento de St. James’s Gate por 9000 anos. Conseguida através de uma combinação pioneira de nitrogénio e dióxido de carbono, Guinness Draught é comercializada em lata e tem um teor de álcool de 4,2%. Distingue-se pelo seu aroma a café e malte e, ainda, pelo paladar cremoso e equilibrado que une o gosto acre à doçura do malte e da cevada torrada. Para perceber o que torna uma Guinness tão especial é necessário ir à raiz dos ingredientes. Água, cevada, lúpulo e levedura compõem esta cerveja irlandesa ancestral repleta de tradições. A cevada é produzida na Irlanda (são utilizadas cerca de 100 mil toneladas por ano), e a magia acontece da combinação de cevada maltada, não maltada e tostada. É desta combinação que surge a tonalidade vermelha rubi escura, e não preta, como se supõe à primeira vista.
A Guinness é comercializada em mais de 150 países pelo mundo. Em Portugal, é distribuída pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Encontra-se disponível no canal Horeca e na Grande Distribuição.