O hospital Santa Maria, em Lisboa, inaugurou esta semana três equipamentos de imagiologia que são os primeiros na Península Ibérica, entre hospitais públicos ou privados, que representaram um investimento de três milhões de euros.
Trata-se de um mamógrafo digital com tomossíntese, que veio duplicar a capacidade de mamografias a realizar pelo Santa Maria, e de dois angiógrafos que permitem melhorar a resposta no tratamento de AVC, explicou o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.
“Reforçamos a nossa capacidade de resposta, a acessibilidade do cidadão a tecnologia diferenciada e aumentamos a segurança do próprio doente e temos equipamentos que são os primeiros a ser instalados na Península Ibérica”, afirmou Carlos Martins à agência Lusa à margem da inauguração destes equipamentos, que contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.
Segundo a explicação técnica feita durante a inauguração, o novo mamógrafo permite diagnósticos mais precisos e mais precoces, além de aumentar a capacidade do hospital para fazer mais mamografias, uma vez que se junta ao equipamento já existente. Segundo Carlos Martins, será mesmo duplicada a capacidade do hospital nesta área.
Os dois novos angiógrafos permitem também reforçar a resposta do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte ao nível da resposta na Via Verde AVC, sendo “mais precisos e mais seguros”.
Os três novos equipamentos tiveram um custo de três milhões de euros, sendo que metade da verba foi financiada com fundos europeus.
































