Este fim de semana vai ser celebrada a cultura e a herança portuguesas para assinalar o 175.º aniversário da chegada dos primeiros emigrantes portugueses às Ilhas Bermudas.
As festividades realizam-se no centro comunitário da Casa dos Açores em North Shore, Pembroke, e terão início às 15H00 (hora local) de hoje, prolongando-se até à meia-noite.
O comité das comemorações do 175.º aniversário afirmou que o evento gratuito era “muito aguardado” e que faz parte de uma série de eventos a realizar durante todo o ano para assinalar este marco.
Das 15h00 às 18h00, haverá uma zona infantil gratuita e “uma variedade de delícias gastronómicas” à venda durante todo o dia.
Andrea Moniz-DeSouza, Cônsul Honorária de Portugal nas Bermudas e presidente do comité, afirmou que “este evento promete ser uma ocasião de alegria para todos, oferecendo uma celebração vibrante da cultura açoriana”.
“As comemorações do 175.º aniversário englobam muitos eventos solenes e considerámos essencial incluir uma celebração acessível e envolvente para todos, realçou. E acrescentou: “Estamos particularmente entusiasmados por anunciar o próximo lançamento de um livro comemorativo, a 4 de novembro de 2024, a data oficial do aniversário”.
Da autoria de Eduardo Medeiros e encomendado pela Associação dos Emigrantes Açorianos (AEA), esta publicação irá relatar os 175 anos de história da comunidade portuguesa nas Bermudas.
“A AEA, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Açores, facilita o intercâmbio cultural e presta apoio aos emigrantes açorianos e seus descendentes em todo o mundo. Este esforço de colaboração entre o Comité das Comemorações do 175.º aniversário e a AEA sublinha o nosso empenho em preservar e documentar o nosso rico património”, frisou.
Os participantes no evento deste sábado serão brindados com atuações do Grupo de Folclore Vasco da Gama e de Caroline Araújo. Na sua primeira atuação nas Bermudas, o Grupo Folclórico Passos da Bruma, dos Açores, apresentará uma série de canções e danças tradicionais, oferecendo um banquete cultural a todos os presentes.
Um dos pontos altos do evento serão os tradicionais Cantares ao Desafio interpretados por Carlos Sousa, José Pimentel, Hélder Pereira e Luís Bettencourt, todos de visita aos Açores.
A encerrar a noite de entretenimento, os artistas luso-canadianos Tony Camara e Mike Da Silva farão atuações dinâmicas e contemporâneas, acrescentando um toque de animação às celebrações.
“O evento promete uma mistura eclética de estilos musicais, assegurando uma experiência memorável para todos os gostos”, concluiu o comité das comemorações.