As imagens mostram dois homens encapuzados e com roupa de camuflagem a transportar uma grande escada verde e os reclusos a correr.
Imagens captadas pelas câmaras de segurança mostram o momento em que cinco reclusos conseguiram fugir do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa, este sábado, com ajuda de uma escada colocada no exterior.
As imagens, divulgadas pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) (e que pode ver na galeria acima), mostram dois homens encapuzados e com roupa de camuflagem a transportar uma grande escada verde e os reclusos a correr.
Anteriormente, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) já tinha adiantado que uma avaliação preliminar, através das imagens de videovigilância, aponta que os cinco homens terão fugido pelas 10H00 “com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior.
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e 61 anos.
Condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, entre os crimes estão tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.
Eis o que deve fazer se avistar um dos cinco reclusos evadidos
A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu, ontem, um alerta nas redes sociais, na sequência da fuga de cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, no distrito de Lisboa.
De acordo com a autoridade, caso aviste um dos cinco fugitivos “não deve estabelecer qualquer contacto”. “Deve ligar de imediato para o 112 ou contactar a força de segurança territorialmente competente”, lê-se no alerta.
No entanto, “o contacto via 112 é aquele que deve ser privilegiado, sendo, a partir daquele centro operacional, a ocorrência transmitida de imediato à força territorialmente competente”.