O Parque de Feiras e Exposições de Beja prepara-se para receber, a partir do dia 27 de abril, a 35.ª edição da feira agropecuária Ovibeja, onde vai ser apresentado ‘Todo o Alentejo deste mundo’.
De 27 de abril a 1 de maio, a Ovibeja vai contar com uma área de exposição superior à do ano passado tendo já “lotação esgotada” até ao último dia, e vai ter como tema central a internacionalização dos produtos agro-alimentares de origem vegetal.
Através deste tema a Ovibeja pretende «dar realce ao grande potencial de produção e exportação dos produtos agroalimentares de origem vegetal produzidos no Alentejo», como o azeite, o vinho e os frutos, explicou Claudino Matos, diretor-geral da associação ACOS – Agricultores do Sul, organizadora da feira.
Neste sentido a feira vai promover várias iniciativas, como o 3.º Simpósio Internacional Azeites do Sul, a decorrer durante o dia 28 de abril, no auditório da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral. O olival e as alterações climáticas, a sustentabilidade de rega no olival, a análise de valor do azeite, a comercialização e a investigação de mercados vão ser os temas principais em discussão.
No final do simpósio, vai ter lugar a cerimónia de entrega de prémios do 8.º Concurso Internacional Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, no qual serão distinguidos nove azeites portugueses como os melhores do mundo.
A feira vai incluir vários espaços com o objetivo de «mostrar a qualidade e promover as exportações» dos produtos agroalimentares de origem vegetal do Alentejo, entre eles o AgroAlentejoExport – Salão Internacional de Promoção dos Produtos Agroalimentares da Região do Alentejo.
Para celebrar os 35 anos da Ovibeja, a organização referiu uma “aposta forte” no cartaz de espetáculos para animar as “famosas ovinoites”, que incluem concertos dos Xutos e Pontapés, Richie Campbell, Rui Veloso, entre outros músicos do panorama nacional.
A edição de 2018 da Ovibeja volta a apostar em três áreas distintas: o Campo da Feira, para demonstração e venda de máquinas, equipamentos e serviços agrícolas;  o Pavilhão Terra Fértil, uma mostra de inovação na agricultura e nas agroindústrias; e na Arena do Azeite, dedicada à promoção do Alentejo como “principal região produtora” de azeites de Portugal.
O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, que «reúne o ser e o fazer alentejanos» vai ter um museu com artesãos e artistas a trabalhar ao vivo, uma mostra de arte contemporânea de artistas do Alentejo e uma zona para petiscos, convívio e atuações de grupos corais alentejanos.
A cerimónia de inauguração da feira vai ficar marcada pelas presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
 
			





 
			









 












 
 






 







