A socióloga portuguesa Maria do Mar Pereira ganhou o Prémio Philip Leverhulme, no valor de 116 mil euros, por dois estudos pioneiros que realizou sobre estereótipos de género em escolas e universidades portuguesas.
Maria do Mar Pereira, socióloga e investigadora, trabalha atualmente na University of Warwick, no Reino Unido, e foi distinguida recentemente pela investigação que realizou em Portugal entre 2006 e 2017.
“O prémio dá-me a oportunidade de desenvolver mais investigação sobre o tema do género, um assunto que é central nas sociedades contemporâneas e que é preciso continuar a estudar e debater em profundidade em Portugal”, afirma a investigadora.
A socióloga espera ainda que o prémio permita dar “mais visibilidade a Portugal no estrangeiro, e demonstre que a realidade portuguesa pode servir de base para descobertas científicas com impacto internacional”.
O primeiro estudo de Maria do Mar analisou formas de sexismo e homofobia numa escola de segundo ciclo em Lisboa e deu origem ao livro ‘Fazendo Género no Recreio: a Negociação do Género em Espaço Escolar’, que vencera já em 2014 o Prémio Internacional ICQI para o Melhor Livro em Investigação Qualitativa.
O segundo estudo analisou o sexismo nas universidades portuguesas e resultou no livro ‘Power, Knowledge and Feminist Scholarship: an Ethnography of Academia’, que foi um dos finalistas do Prémio BBC Thinking Allowed 2018.
Este prémio é atribuído anualmente pela organização britânica, Leverhulme Trust, dedicada à educação e investigação científica, de jovens cujo trabalho já é reconhecido internacionalmente, e cuja futura carreira científica é promissora.
 
Créditos de fotografia: Miguel Manso
 
			





 
			





















 
 






 







