O Instituto Pedro Nunes (IPN) vai promover em Itália uma solução inovadora de revestimento de edifícios que permite uma redução de 20% no consumo energético.
O IPN, organismo que promove a inovação nas áreas científica e tecnológica, coordena o projeto europeu GELCAD, no âmbito do qual está a desenvolver “um sistema inovador de isolamento e revestimento de fachadas com excelentes propriedades isolantes que permite uma redução de cerca de 20% no consumo de energia”.
O projeto coordenado pelo IPN integra 12 parceiros de cinco países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia) e visa a criação de um novo sistema de revestimento para fachadas de edifícios “económico, durável e de fácil instalação, com excelentes propriedades de isolamento térmico baseadas em nanotecnologia”.
“Consiste num painel multiestruturado que integra um revestimento compósito e um isolamento em aerogel, apresentando-se como um produto inovador que supera as propriedades oferecidas pelos sistemas de isolamento de fachada tradicionais e que terá um impacto real na poupança de energia em edifícios”, afirma a instituição.
Adianta que os principais impactos esperados “são uma redução em cerca de 20% no consumo de energia, comparativamente com painéis tradicionais e a disponibilização de um novo sistema de revestimento duradouro, especialmente dedicado à reabilitação urbana, capaz de reduzir custos de instalação e de manutenção”.
A apresentação do projeto, promovido pelo Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) do IPN decorrerá num evento dedicado às Ciências da Engenharia de Simulação Baseada, agendado para segunda e terça-feira em Vicenza, na região nordeste de Itália.
































