A presidente da New York Portuguese American Leadership Conference (NYPALC) juntou-se aos conselheiros da Diáspora Portuguesa no final de 2018.
Isabelle Coelho Marques tornou-se, em 2018, na primeira integrante do Conselho da Diáspora Portuguesa, que representa efetivamente uma organização da comunidade lusa no estrangeiro.
«É uma honra ser convidada para integrar o Conselho da Diáspora. Não é apenas uma honra pessoal, mas principalmente porque o Conselho da Diáspora tem agora o seu primeiro e único membro que representa uma organização da Diáspora Portuguesa», afirmou Isabelle Coelho Marques à PORT.COM, sublinhando que isso demonstra o «bom trabalho que a NYPALC tem vindo a fazer diretamente junto da comunidade, que tem tido um impacto incrível no fortalecimento da presença portuguesa em Nova Iorque. Isso para mim, é de longe a maior honra».
O Conselho da Diáspora Portuguesa foi fundado em 2012, com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, nomeado Presidente honorário, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, vice-presidente honorário.
Este conselho desenvolve a ideia de mobilizar portugueses de influência para contribuírem para a melhoria da imagem e credibilidade de Portugal no estrangeiro e dar a conhecer as potencialidades do nosso país, dando corpo a uma missão que é a de estruturar uma rede de talentos e de competências que existem nas comunidades portuguesas nos domínios da economia, cultura, ciência e cidadania.