A ONU escolheu adjudicar o maior lote a concurso à jp.ik, 47.300 portáteis, no valor de 10 milhões de euros, para as escolas de Buenos Aires.
A jp.ik, unidade de negócios da J.P. Sá Couto dedicada à educação, venceu o concurso público do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e vai fornecer os dispositivos Classmate PC a mais de 47 mil alunos de Buenos Aires. Desta forma vai reafirmar, assim, a posição pioneira e de liderança internacional em projetos tecnológicos de larga escala para a educação.
Entre quatro outros operadores, a UNOPS escolheu adjudicar o maior lote a concurso à jp.ik, no valor de cerca de 12 milhões de dólares (dez milhões de euros). Num total de 47.300 portáteis preparados para o ensino, os Classmate PC chegarão às escolas de Buenos Aires no espaço máximo de cinco meses.
O investimento da UNOPS está englobado no projeto de Assistência ao Plano Integral da Escola Digital e na sua missão de apoiar a implementação de projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz, nos contextos mais complexos do mundo. A aposta na educação de qualidade é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, onde a transição digital das escolas pode desempenhar um papel essencial na democratização do acesso a equipamentos e ao ensino igualitário.
A pandemia da Covid-19 teve um impacto negativo na economia argentina e salientou as desigualdades no acesso à tecnologia no ensino do país. Com vários jovens sem acesso a equipamentos que possibilitem o ensino à distância e cortes orçamentais que penalizam estes apoios sociais, os equipamentos da jp.ik e o investimento da UNOPS permitirão impulsionar uma transição digital mais justa para estes milhares de alunos.
A J.P. Sá Couto foi fundada em 1989 e está presente em mais de 70 países e com mais de 20 projetos educativos de grande escala implementados. A jp.ik já chegou a mais de 16 milhões de alunos e 300 mil professores em todo o mundo.