Equipa nacional da Hitachi Consulting criou um sistema de encomendas por voz que funciona através da página na Internet ou com assistentes pessoais.
Portugal está a ajudar os britânicos com menos acessibilidades a encomendar uma piza através da Domino’s. A equipa portuguesa da consultora desenvolveu duas soluções em que basta a voz para pedir pizas através do computador ou dos assistentes por voz. Este é o primeiro projeto desta consultora num mercado que vale 212 mil milhões de libras (235,2 mil milhões de euros) e que pode contribuir para mais inclusão social, sobretudo junto dos idosos.
A encomenda por voz através do computador é o projeto mais recente da parceria entre as duas empresas: «Um consultor lembrou-se de tentar interagir com o site da Domino’s através da voz, de forma a dar uma nova funcionalidade ao portal. A pessoa pode falar com o site e fazer o seu processo de compra. É um assistente por voz incluído no browser», explica Paulo Valério, diretor da Hitachi Consulting em Portugal.
O processo é fácil: a pessoa olha para as pizas, diz ao site qual o produto que quer e depois dá os dados para pagar a encomenda. A Hitachi garante que os dados não são retidos e que este sistema apenas transforma a voz em texto.
Esta demonstração foi iniciada em agosto do ano passado e além da compra pelo portal da empresa, os clientes também podem fazer as encomendas com a solução desenvolvida para as assistentes pessoais Alexa (Amazon) e Google Home. Hitachi Portugal e Domino’s Pizza são empresas parceiras há mais de dois anos e têm 22 pessoas envolvidas nestes projetos.
Além desta pizaria, a consultora japonesa em Portugal está a desenvolver projetos com outros clientes para o mercado espanhol. Instalada em Portugal desde 2006, a Hitachi Consulting, considerada uma das dez maiores consultoras do mundo, tem reforçado a aposta em Portugal nos últimos anos.
































