Jack Costa, ex-presidente do Sport Club Português e uma personalidade estimada pela comunidade portuguesa nos EUA, foi escolhido para ser o ‘Grand Marshal’ da 39.ª edição da Parada do Dia de Portugal em Newark, no dia 10 de junho.
O título honorário de ‘Grand Marshal’ foi atribuído a Jack Costa pela comissão organizadora daquelas comemorações em New Jersey, que levam largos milhares de pessoas às ruas do Ironbound e que constituem um dos maiores festejos do género em todo o mundo.
«Para mim e um orgulho enorme receber esta homenagem. Esta é uma homenagem a todos aqueles que têm colaborado comigo durante os últimos 20 anos, esta é uma homenagem a todos os jovens que se dedicam a manter Portugal vivo na nossa comunidade», considera Jack Costa, em declarações à Revista PORT.COM.
Costa, oriundo de Arcos de Valdevez, reconhece que estar perto da vida associativa «é uma maneira de me manter ligado às minhas raízes e transmitir aos jovens aquilo que é nosso e que temos a obrigação de manter vivo.» Prova disso é ter sido presidente da direção do emblemático Sport Club Português por duas vezes e já ser detentor de uma Medalha de Honra e Mérito das Comunidades Portuguesas, que lhe foi entregue em 2002 pelo então ministro dos negócios estrangeiros de Portugal, António Martins da Cruz.