A portuguesa Jéssica Augusto é uma das atletas de elite da maratona de Nova Iorque. A prova realiza-se no domingo, 5 de novembro.
Com 2h24m25, Jéssica Augusto apresenta o oitavo melhor tempo da elite feminina, que tem as quenianas Mary Keitany (2h17m01) e Edna Kiplagat (2h19m50) e a etíope Mare Dibaba (2h19m52) como as principais figuras da prova.
A primeira é a atual detentora do recorde mundial em Maratonas numa prova só com mulheres, com o registo de 2h17m01 (Paula Radcliffe detém o recorde de sempre, com 2h15m25). Keitany também sustenta um registo impressionante de ser a vencedora das últimas três edições da prova norte-americana, o que faz com seja a superfavorita ao triunfo no próximo dia 5 de novembro. Todavia, Kiplagat, vice-campeã mundial no último mês de agosto, em Londres, e Dibaba, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, prometem dificultar a vida de Keitany.
Jéssica correu a última maratona em abril, vencendo em Hamburgo, mas foi obrigada a abdicar dos Mundiais de Londres, realizados no início de agosto e nos quais apostaria nos 10.000 m, devido a lesão no pé direito. Redefinindo objetivos, a maratona de Nova Iorque surgia na agenda e a presença foi agora confirmada. A atleta já esteve no percurso em 2011, ano em que se estreara nos 42 km em Londres (8.ª com 2.24,33), desistindo, depois, em solo americano.
De referir ainda que o pelotão principal da Maratona de Nova Iorque terá mais uma corredora a falar português, já que a brasileira Adriana da Silva (2h29m17), bicampeã dos Jogos Panamericanos, também está integrada na elite da prova. A brasileira é a recordista sul-americana na Maratona, com o tempo a ser alcançado em Tóquio, no Japão, a 26 de fevereiro de 2012.
































