O advogado João Verdades, natural do Algarve, é o novo conselheiro das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo, ocupando o lugar de Custódio Portásio, destituído do cargo por ter mudado a residência para Portugal.
Desde a exoneração de funções de Custódio Portásio em dezembro de 2017, por despacho do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que o Luxemburgo estava limitado a um conselheiro, Rogério de Oliveira. 
João Verdades adiantou ao jornal Contacto que vai trabalhar «em sintonia com o outro conselheiro», afirmando que quer ser «um ponto de escuta das preocupações da comunidade portuguesa». A participação cívica dos imigrantes, as dificuldades de alojamento, o acesso à justiça e as trocas comerciais entre Portugal e o Luxemburgo são algumas das questões que o novo conselheiro destacou como prioritárias no seu mandato.
O advogado integrava a única lista de candidatos apresentada, em setembro de 2015, nas últimas eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas. A sua substituição tornou-se oficial com a publicação da informação no portal do Governo e no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 
 
			





 
			









 












 
 






 







