O único novo recinto desportivo ao ar livre em Pequim para desportos de neve para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 permitirá aos atletas ter uma experiência de “simulação de voo”.
Chamado de Big Air Shougang, o local dentro do Parque Industrial Shougang, no oeste de Pequim, no distrito de Shijingshan, apresenta uma rampa íngreme que permanecerá no local após os Jogos.
No próximo ano, quatro medalhas de ouro – duas no snowboard e duas no esqui estilo livre – serão decididas no local. Posteriormente, como importante legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno, as instalações serão abertas ao público como parque desportivo e de lazer.
Competições que envolvem manobras de alto risco em esquis e pranchas de snowboard, costumam ser realizadas em locais temporários, como uma praça da cidade ou num estádio. “O clima da competição será o de uma grande festa, com música, cerveja e gente jovem com energia”, afirmou um membro da organização.
A rampa do Big Air Shougang - com um comprimento de cerca de 160 metros e uma altura de 60 metros - será uma das primeiras instalações permanentes do mundo para grandes competições aéreas, disseram os operadores do parque.
O local foi integrado no antigo ambiente industrial, e a moderna rampa ondulante contrasta fortemente com quatro torres de resfriamento construídas nos últimos 50 anos e uma antiga fábrica de oxigênio, que foi reformada para uso como área de serviço. “A construção está de acordo com o conceito sustentável das Olimpíadas”.