Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 chegaram ao fim este domingo, depois de 16 dias de notáveis performances atléticas e momentos emocionantes que simbolizaram unidade e amizade.
O presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimónia de encerramento no Estádio Nacional, onde o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, descreveu os Jogos de Pequim como “verdadeiramente excecionais” antes de declarar o seu encerramento.
“O espírito olímpico só podia brilhar de forma tão brilhante, porque o povo chinês preparou o palco de uma forma tão excelente e segura”, disse Bach. “As Vilas Olímpicas foram excelentes. Os locais- magníficos. A organização extraordinária… Esta experiência inesquecível só foi possível por causa de nossos anfitriões, o povo chinês”.
“Com mais de 300 milhões de pessoas agora dedicadas aos desportos de inverno e com o grande sucesso dos atletas, o legado positivo destes Jogos Olímpicos de Inverno está assegurado”.
“Com os Jogos Olímpicos de Inverno verdadeiramente excecionais de Pequim 2022, damos as boas-vindas à China como um país de desportos de inverno”, acrescentou o presidente do COI.
Pequim é agora a primeira cidade a sediar tanto os Jogos Olímpicos de Verão quanto os de Inverno.
“Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 abrem uma nova era para os desportos de inverno. É mais um extraordinário exemplo da humanidade unindo-se por um futuro compartilhado. O espírito olímpico viverá para sempre”, disse Cai Qi, presidente do comitê organizador de Pequim 2022.
Recorrendo ao tema “Um Galho de Salgueiro”, um presente habitualmente oferecido quando dois amigos se despediam na China antiga, os organizadores de Pequim 2022 marcaram o momento da lembrança com características chinesas.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim são o primeiro evento multidesportivo internacional a ser realizado como programado desde o início da pandemia da COVID-19.
Com mais de 10.000 atletas, jornalistas e delegações oficiais de todo o mundo que chegaram a Pequim, os organizadores enfrentaram o desafio “assustador” de realizar Jogos seguros, empregando um sistema de circuito fechado que entrou em execução no final de janeiro.
Tipificado por testes diários de ácido nucleico e autocarros de transporte designados, conectando diferentes instalações, os casos de COVID-19 no circuito fechado caíram de um pico de 26 casos em 2 de fevereiro para zero em 13 de fevereiro e apenas um novo caso positivo foi relatado desde 16 de fevereiro.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 serão realizados em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. A bandeira olímpica foi entregue aos presidentes de Câmaras de Milão e de Cortina d’Ampezzo na cerimónia de domingo. O palco foi então entregue a Milão-Cortina, que apresentou o espetáculo de oito minutos “Dualidade, Juntos”.
Depois de permanecer acesa por 16 dias, a chama olímpica para as Olimpíadas de Inverno de Pequim foi gradualmente apagando-se ao som de um coro de crianças.
O coro infantil começou com You and Me, o tema canção de Pequim 2008, e passou para o tema canção de Pequim 2022 Snowflake, destacando a conquista histórica da capital chinesa como a primeira cidade olímpica dupla do mundo.
As cinco medalhas disputadas no domingo foram para a Áustria, Alemanha, Noruega, Reino Unido e Finlândia.
Depois de 16 dias de competição de “tirar o fôlego” e momentos emocionantes, a Noruega lidera a classificação com 37 medalhas, sendo 16 de ouro. A Alemanha vem em segundo lugar com 12 medalhas de ouro e 27 no total.
A nação anfitriã China ocupa a terceira posição após conquistar nove medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze, com o número de medalhas de ouro, bem como o total de medalhas, ambas marcando recordes na sua história olímpica de inverno.
Percorra a galeria para ver algumas das imagens mais marcantes da cerimónia de encerramento dos Jogos de Inverno Pequim 2022: