O atleta português vence o bronze na categoria de -100 quilos mas disse que queria mais. “Vou trabalhar para o ouro em Paris”, prometeu o bicampeão mundial que dedicou a vitória à sua mãe.
O judoca Jorge Fonseca conquistou o bronze na categoria de -100 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao bater o canadiano Shady Elnahas por waza-ari, alcançando a primeira medalha de Portugal neste campeonato e a 25.ª medalha do desporto português em Jogos Olímpicos.
Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta do Sporting, que no Rio2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para waza-ari a 39 segundos do fim.
Apesar de ser o responsável pela estreia da bandeira portuguesa num pódio de Tóquio 2020, Jorge Fonseca confessou que sonhava mais alto. “É saboroso [o bronze], mas não estou feliz, queria mais. Trabalhei para o ouro. Era o meu grande objetivo e trabalhei bastante. Não correu como eu queria, mas agora é trabalhar para a próxima”.
“Queria tanto esta medalha e não sabia o que fazer, estava desesperado. Vou trabalhar para ir buscar o ouro a Paris”, prometeu Jorge Fonseca. “Sou bicampeão do mundo, eu trabalho para o ouro, não para o bronze. Vou trabalhar para o ouro em Paris”, reafirmou o atleta contando que durante a prova nas meias-finais ficou com cãibras, uma situação que sucede quando está nervoso.
No final agradeceu ainda “aos portugueses que o apoiaram e ficaram acordados para me ver”, tendo também dedicado a medalha à sua mãe. “Força Portugal”, disse.
Na história dos jogos olímpicos, Portugal passou assim a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze, três das quais no judo, por Telma Monteiro (-57 kg) no Rio2016, e Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney2000, e, agora, Jorge Fonseca em Tóquio.