A 24.ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno acontece entre 4 e 20 de fevereiro na cidade chinesa de Pequim.
A capital da China é a primeira cidade do Mundo a receber os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno e esta será a terceira edição Olímpica consecutiva com sede na Ásia, depois de Pyeongchang em 2018 e Tóquio em 2020/2021.
Pequim foi eleita cidade-sede em 2015, depois da desistência de Oslo (Noruega), vencendo na votação final a cidade de Almaty (Cazaquistão).
A 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno estará centrada em Pequim, mas decorrem também competições nas zonas de Yanqing e Zhangjiakou.
Yanqing, a cerca de 75 km a noroeste de Pequim, recebe as provas de esqui alpino e os eventos de bobsleigh, luge e skeleton.
Zhangjiakou fica a 180 km de Pequim e será palco da maioria das provas de esqui e snowboard.
Conheça os estádios e locais onde vão decorrer as olimpíadas 2022
Estádio Nacional
O Estádio Nacional, apelidado de “Ninho de Pássaro”, foi sede das cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, bem como das competições de atletismo e futebol.
O Estádio Nacional será o palco das cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.
Estádio Nacional “Indoor”
O Estádio Nacional palco das competições de ginástica, ginástica de trampolim e de handebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008.
Este Estádio sediará as competições de hóquei no gelo masculino.
O Estádio Nacional Indoor pode vir a realizar este ano os eventos de patinagem artística e patinagem de velocidade em pista curta depois de adaptado para estas modalidades.
Wukesong Arena
A Wukesong Arena, que foi o local para os encontros de basquete nos Jogos Olímpicos da capital chinesa em 2008, sediará principalmente os eventos de hóquei no gelo feminino durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
A Wukesong Arena tem dois tipos de pistas de hóquei no gelo que podem ser convertidas entre a superfície de gelo original de “30m × 60m” e a superfície de gelo padrão olímpica de “26m × 60m”, de modo a hospedar os eventos de hóquei no gelo, patinagem de velocidade em pista curta e patinagem artística.
Centro Aquático Nacional
O Centro Aquático Nacional, conhecido como “Cubo de Água”, acolheu as competições aquáticas como natação, salto e natação artística nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
Em 2019, o Centro Aquático Nacional completou as transformações e transformou-se no “Cubo de Gelo” que sediará este ano as competições de curling nos Jogos Olímpicos de Inverno.
A Tocha Olímpica
A Tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 recebeu o nome de “Fei Yang” – que significa “Flying” (“Voo”). Apresentada no evento que marcou um ano para o início da competição, a tocha destaca-se pelas cores vermelho e prateado que remetem para o fogo e para o gelo, e que simbolizam “a luz e o calor dos desportos de inverno”.
Sendo a primeira cidade do mundo a acolher tanto as edições de Verão como de Inverno dos Jogos Olímpicos, Pequim recorda as cores e forma em caracol da pira Olímpica de 2008 na tocha de 2022, adicionando um padrão de flocos de neve e espirais.