Ricardo J. Rodrigues quer continuar a contar histórias da diáspora portuguesa.
O jornalista Ricardo J. Rodrigues, que há cinco anos trabalha no jornal luxemburguês em língua portuguesa Contacto, recebeu a medalha de ouro da Ordem do Carvalho conferida pelo Grão-Duque Henri do Luxemburgo, por proposta do Conselho de Imprensa.
“É o reconhecimento pelo meu trabalho aqui, estou felicíssimo, claro”, afirmou à RDP-Internacional. “Penso que este prémio se deve muito a um trabalho que fiz o ano passado, que me levou a percorrer a pé o Luxemburgo, durante 3 semanas e 500 km. Tentei construir o puzzle deste país. Foi uma coisa que teve bastante impacto aqui.”
O Grande Repórter do Contacto, ex-jornalista do DN distinguido em 2016 com o Prémio Gazeta de Imprensa, não tem planos para regressar.
“Acho que é fascinante contar a história da diáspora portuguesa. Penso que há ainda um bocado aquele preconceito do emigrante visto como o “avec” que vem em agosto com o carro de alta cilindrada fazer barulho e conduzir mal na estrada, e há histórias fabulosas que acontecem nestas comunidades e nestes portugueses espalhados pelo mundo. Dignificá-los, contando as suas histórias, é uma missão importante que eu quero continuar a cumprir”, concluiu.