Na mensagem a propósito da realização das legislativas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa fez, este sábado, o apelo ao voto naquelas que considera “umas eleições verdadeiramente diferentes”.
As eleições parlamentares, com escrutínio marcado para este domingo (30), são as primeiras que se realizam em contexto de pandemia e, também, depois de ter sido rejeitado, pela primeira vez em democracia, um Orçamento de Estado.
No palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado disse hoje que estas eleições para a Assembleia da República são “verdadeiramente diferentes porque, nelas confirmámos que o choque da pandemia tem sido tão abrupto e prolongado que recuperar economia e mitigar pobreza e desigualdades sem mudanças de fundo, corre o risco de ser encharcar com milhões as areias de um deserto”.
Na mensagem dirigida a todos os portugueses, Marcelo destacou os três temas que pautam as Legislativas deste ano: “a própria pandemia e a saúde; a urgente melhoria das condições de vida e a próxima fórmula governativa”.
“Eu sei que pandemia, cansaço, conformismo, e outras razões do foro íntimo, são, para muitos, argumentos para escolher não escolher. Mas, nestas eleições tão diferentes, num tempo tão diferente e tão exigente, votar é também uma maneira de dizermos que estamos vivos e bem vivos, e que nada, nem ninguém, cala a nossa voz”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.
“Sem temores nem inibições. Como o fizemos, em setembro, nas eleições locais, e, há um ano, nas eleições presidenciais. Na altura, há um ano com mais de trezentos mortos por dia, mais de oitocentos cuidados intensivos e mais de seis mil internados. E sem vacinas”, destacou.
“Só falta, agora, para a grande maioria dos portugueses, o último passo – o do voto. Amanhã eu lá estarei, como sempre, com o meu, um em milhões, a dizer o que penso sobre os próximos anos para Portugal”, frisou o Presidente da República.
“Anos de saída de uma penosa pandemia, de urgente reconstrução da economia, da sociedade, do ambiente, da vida das pessoas, de difíceis desafios europeus, e de tensão mundial como já não existia há quase vinte anos”, concluiu.
Veja mensagem do Presidente da República a propósito da realização das Eleições Legislativas aqui: