Com mais de 20 mil toneladas vendidas em Portugal ao longo de 10 anos de parceria com a APMA (Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça), o Lidl anuncia um investimento ainda maior no setor ao potenciar a exportação para Espanha.
O Lidl foi distinguido com os prémios “Melhor Comprador”, “Individualidade” e reconhecido pela sua parceria de 10 anos com a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) no encontro Maçã de Alcobaça IGP – Sabor, Qualidade e Inovação, que decorreu no Mosteiro de Alcobaça.
Segundo a organização, o Lidl Portugal foi a cadeia de distribuição que apresentou maiores valores de compra e venda de Maçã de Alcobaça (Indicação Geográfica Protegida) no decorrer da última campanha de comercialização 2017/2018. No total foram vendidas quase 5 mil toneladas desta maçã, equivalente a 40 milhões de maçãs, nas mais de 250 lojas da cadeia, representando um crescimento de 40% face à campanha anterior.
Estes resultados levaram a que a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) tenha distinguido a cadeia com o prémio de “Maior Comprador”, durante o evento. O diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, Jorge Silva, foi igualmente reconhecido com o prémio “Individualidade”, pelo seu contributo para o sucesso da fileira nos últimos 10 anos, bem como para o setor hortofrutícola nacional.
«Esta distinção vem, uma vez mais, reconhecer o trabalho e a aposta que o Lidl tem desenvolvido junto dos fornecedores portugueses, garantindo a qualidade e frescura e assumindo um papel preponderante no estímulo à produção nacional», adiantou o responsável.
O Lidl Portugal anunciou, durante o evento, que irá iniciar também a exportação da Maçã de Alcobaça, sendo Espanha o primeiro mercado internacional escolhido. Esta é mais uma oportunidade de dar a conhecer um produto genuinamente português aos consumidores do país vizinho.
A parceria entre o Lidl e a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça iniciou-se em 2007/2008, com as variedades Gala e Golden, vendendo a atualmente a cadeia as variedades Gala, Fuji, Reineta e Granny Smith. Em 10 anos o Lidl Portugal já vendeu mais de 20 mil toneladas de Maçã de Alcobaça, 150 milhões de maçãs certificadas, tendo ao longo dos últimos sete anos mantido a posição de maior comprador desta maçã.
































