Apresentado pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, o ranking baseia-se num inquérito global a cerca de 15.000 membros do público realizado em Abril de 2023 em 20 países de todos os continentes para medir as perceções das 100 melhores cidades do mundo. O Índice colocou Londres como a melhor marca de cidade do mundo, seguida de Nova Iorque e Paris.
Com uma pontuação de 67,5/100 no Brand Finance City Index, Lisboa, a cidade do Fado, combina a sua arquitetura cativante, o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e a encantadora música do Fado para fazer de Lisboa um destino apreciado. De acordo com o novo estudo, Lisboa destaca-se internacionalmente pelas suas pessoas e valores, em 11.º lugar, cultura e património, em 14.º lugar, habitabilidade, em 23.º lugar, e sustentabilidade, em 37.º lugar.
Pilar Alonso Ulloa, Directora-Geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul, comentou:
“Uma combinação de fatores como o turismo em expansão, a promoção da inovação e da tecnologia, o investimento estrangeiro, o acolhimento de eventos culturais e o compromisso com a sustentabilidade contribuíram para consolidar o estatuto de Lisboa como uma cidade em constante crescimento e projeção global.”
Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas das cidades no ranking, além de medir a familiaridade, os inquiridos foram questionados sobre a reputação geral e a sua consideração pessoal de cada cidade como um local para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir. A avaliação das preferências ao longo destas sete dimensões foi complementada pelas perceções de 45 atributos subjacentes à marca da cidade, agrupados em sete pilares, como Negócios e Investimento ou Sustentabilidade e Transportes.
Londres coroada como a melhor marca de cidade do mundo
Com uma pontuação de 84,6 em 100, impulsionada pela sua elevada familiaridade entre os inquiridos de todo o mundo, Londres registou perceções de marca mais fortes do que qualquer outra cidade no estudo. A familiaridade é entendida como o conhecimento sobre a cidade adquirido através da exposição repetida ou da experiência direta, e permite formar uma afinidade mais profunda com a sua marca.
David Haigh, Presidente e Diretor Executivo da Brand Finance, comentou: “O desempenho excecional de Londres no Índice pode ser atribuído à sua familiaridade global. Ficando em primeiro lugar nesta medida em particular, Londres tem uma enorme vantagem sobre os seus pares, levando ao seu sucesso na classificação geral como a melhor cidade do mundo. Conhecer uma cidade permite ao público formar perceções positivas sobre ela – reconhecer a sua reputação e considerá-la como o local preferido para viver, trabalhar, estudar, reformar-se, visitar ou investir. Um elevado grau de familiaridade significa uma compreensão mais profunda das suas qualidades e um maior alcance da sua atração, permitindo à cidade retirar benefícios económicos significativos da migração interna, do investimento e do turismo.”
Coroada como vencedora global, Londres ocupa o 1º lugar em duas das sete dimensões-chave – estudar e visitar – bem como nos 4 primeiros lugares em todas as outras dimensões.
Reconhecida como um centro de excelência académica, Londres está classificada como a melhor cidade do mundo para estudar. A capital britânica acolhe universidades de topo, como a University College London, a King’s College London, a Imperial College London e a London School of Economics, enquanto prestigiadas escolas de preparação para a universidade, como a Eton e a Harrow, em Londres e nas suas imediações, atraem estudantes de todo o mundo. Não é de admirar que a cidade esteja em primeiro lugar a nível mundial no que respeita a grandes universidades e grandes escolas privadas.
Graças a marcos emblemáticos como as Casas do Parlamento, o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres, e a instituições culturais de renome como o Museu Britânico, a Galeria Nacional e a zona de teatros de West End, Londres é um destino turístico de eleição. O facto de Londres estar no topo da classificação mundial como a melhor cidade para visitar é apoiado pelo seu 3º lugar em termos de grandes museus e galerias de arte e grandes teatros e locais de música. A atração de Londres também pode ser atribuída à sua forte identidade e carácter, em que Londres ocupa o 3º lugar a nível mundial.
Toda a gente quer dar uma dentada na Big Apple, ficando em 2º lugar, apenas atrás de Londres
A cidade de Nova Iorque assegurou o 2º lugar, atrás de Londres, com uma pontuação de 83,0 num total de 100 no Brand Finance City Index. NYC também ocupa o 3º lugar a nível mundial em termos de familiaridade e ostenta o 2º lugar em três das sete dimensões-chave: investir, estudar e visitar.
Amplamente considerada como a capital global das finanças, Nova Iorque ocupa o 2º lugar, apenas atrás de Zurique, como a melhor cidade para investir. Está em primeiro lugar nos atributos de cidade de importância global, fácil de fazer negócios e economia forte e estável, o que explica o seu atrativo para os investidores.
Sede de várias das universidades mais conceituadas do mundo – incluindo a Columbia, a NYU e a City University of New York – a Big Apple foi também reconhecida como a segunda melhor cidade do mundo para estudar, apenas atrás de Londres. É a segunda cidade em termos de grandes universidades e líder em atributos científicos e tecnológicos, ocupa o quarto lugar em termos de grandes escolas privadas, mas fica muito atrás de Londres em termos de grandes escolas com financiamento público, ocupando o 41. De um modo geral, Nova Iorque é considerada a cidade menos acessível da classificação, ocupando o 100º lugar.
Classificada em 1º lugar no que diz respeito a grandes compras, restaurantes e vida noturna e em 2º lugar no que diz respeito a grandes teatros e locais de música, onde se encontram as lojas da Quinta Avenida e os teatros da Broadway, Nova Iorque faz jus ao seu nome de “cidade que nunca dorme”. Como resultado, NYC está classificada como a 2ª melhor cidade do mundo para visitar.
Paris está na moda, classificada em 3º lugar no mundo
Paris completa o pódio, ficando em 3º lugar no ranking com uma pontuação no Brand Finance City Index de 79,7 em 100. Paris também está classificada como a segunda cidade mais familiar do mundo.
Complementando a sua forte pontuação de familiaridade, a ‘Cidade do Amor’ está também classificada como a 3ª melhor cidade do mundo para visitar. Com uma abundância de atrações de renome, incluindo a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Moulin Rouge, Paris obtém, sem surpresa, melhores resultados do que qualquer outra cidade no pilar Cultura e Património, ocupando o 1º lugar a nível mundial em termos de arquitetura bonita, grandes museus e galerias e grandes teatros e locais de música. A capital francesa também tem um bom desempenho no pilar Pessoas e Valores, ocupando o 2º lugar a nível mundial por ser aberta e acolhedora, divertida e ter uma forte identidade e carácter, mas ficando para trás no pilar Ser Amigável, onde ocupa o 25º lugar – talvez em linha com os estereótipos.
Zurique lidera as classificações como a melhor cidade do mundo para trabalhar localmente, trabalhar remotamente, investir e reformar-se, mas a baixa familiaridade prejudica o seu alcance
Zurique é um destino altamente desejável para trabalhar localmente, trabalhar remotamente, investir e reformar-se, ocupando o primeiro lugar em cada dimensão. A cidade obtém resultados excecionalmente bons em termos de reputação (4.º) e consideração (1.º) quando se consideram todas as sete dimensões combinadas, mas uma pontuação baixa em termos de familiaridade (53.º) impede-a de obter um lugar mais alto na classificação geral do Brand Finance City Index (17.º).
David Haigh, Presidente e Diretor Executivo da Brand Finance, comentou: “Zurique é um excelente exemplo de uma marca de cidade bem sucedida na conversão da familiaridade e das perceções em reputação e, em última análise, em consideração. Mais do que noutras cidades, aqueles que conhecem Zurique sentem-se persuadidos pelo seu apelo como destino, especialmente para trabalho, investimento e reforma. Tal como as marcas de relógios suíços, Zurique é uma “marca de cidade de luxo” – com uma menor familiaridade entre o público, mas uma elevada consideração entre aqueles que a conhecem bem. A contrapartida deste posicionamento é um alcance mais modesto do que o de marcas de cidades mais populares, como Londres, Nova Iorque ou Paris.”
Apresentado pela consultoria de avaliação de marcas Brand Finance, o Brand Finance City Index baseia-se num inquérito global a cerca de 15.000 membros do público realizado em Abril de 2023 em 20 países de todos os continentes para medir as perceções das 100 principais marcas de cidades do mundo.
Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas de cidade no ranking, além de medir a familiaridade, o inquérito perguntou aos inquiridos sobre a reputação geral e a sua consideração pessoal de cada cidade como um lugar para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir. A avaliação das preferências ao longo destas sete dimensões foi complementada pelas perceções de 45 atributos subjacentes à marca da cidade, agrupados em sete pilares (Negócios e Investimento, Habitabilidade, Cultura e Património, Pessoas e Valores, Sustentabilidade e Transportes, Governação e Educação e Ciência).
Para garantir a comparabilidade entre as 100 melhores, o Índice exclui as perceções nacionais sobre as marcas das cidades, tendo em conta apenas as dos inquiridos estrangeiros. No entanto, as perceções nacionais também foram medidas no inquérito e estão disponíveis para os 20 países onde a pesquisa foi realizada.
O relatório completo do Brand Finance City Index 2023, com gráficos adicionais, comentários e contribuições de especialistas, será apresentado na Conferência City Nation Place Americas, em Nova Orleães, de 7 a 8 de Junho de 2023.
Sobre a Brand Finance
A Brand Finance é a consultora líder mundial em avaliação de marcas. Fazendo a ponte entre o marketing e as finanças há mais de 25 anos, a Brand Finance avalia a força das marcas e quantifica o seu valor financeiro para ajudar organizações de todos os tipos a tomar decisões estratégicas.
Com sede em Londres, a Brand Finance tem escritórios em mais de 20 países, oferecendo serviços em todos os continentes. Todos os anos, a Brand Finance efetua mais de 5.000 avaliações de marcas, apoiadas por estudos de mercado originais, e publica mais de 100 relatórios que classificam as marcas em todos os sectores e países.
A Brand Finance é uma empresa de contabilidade regulamentada, que lidera a normalização da indústria de avaliação de marcas. A Brand Finance foi a primeira a ser certificada por auditores independentes como estando em conformidade com as normas ISO 10668 e ISO 20671 e recebeu o aval oficial do Marketing Accountability Standards Board (MASB) nos Estados Unidos.