O projeto pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome.
O município de Loures vai lançar, a partir de fevereiro, um sistema de venda de cabazes de produtos hortícolas, que permite estabelecer um contacto direto entre os produtores locais e os consumidores.
O vereador com o pelouro da Economia e Inovação, António Pombinho, explicou que o sistema “Prove Loures 100% BIO” (biológico) consiste na criação de quatro núcleos de venda, onde os consumidores poderão levantar os cabazes, mediante “reserva prévia”.
“Aquilo que pretendemos com o ‘Prove Loures’ é contribuir para o escoamento dos produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre os pequenos produtores do concelho e os consumidores, estabelecendo circuitos curtos de comercialização”, disse à Lusa.
António Pombinho referiu que a iniciativa vai “arrancar” no dia 6 de fevereiro, com 10 produtores e com quatro núcleos de distribuição, localizados em Loures, Santo António dos Cavaleiros, Sacavém e Santa Iria da Azóia.
O núcleo de Loures (mercado municipal) irá funcionar às segundas-feiras, o de Santo António dos Cavaleiros (Quinta do Conventinho) às terças, o de Santa Iria de Azóia (Castelo de Pirescouxe) às quartas e o de Sacavém (loja BioLoures) às quintas.
“Por cerca de 10 euros será possível adquirir oito a dez quilos de produtos frescos do concelho, diretamente dos produtores e sem intermediários”, sublinhou.
O autarca explicou ainda que os interessados em comprar estes cabazes deverão inscrever-se nesta plataforma: http://www.prove.com.pt/www/sk-pub-nucleos.php?ncl=96.