Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, foi a autarca escolhida por António Costa para liderar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), numa solução que será aprovada no próximo congresso da ANMP, a realizar nos dias 11 e 12 de dezembro, em Aveiro. É a estreia de uma mulher neste cargo.
A autarca de Matosinhos sucede a Manuel Machado, que se recandidatou a um terceiro mandato mas perdeu as eleições autárquicas em Coimbra para o PSD.
Luísa Salgueiro vai assumir o próximo mandato à frente da ANMP por indicação do líder socialista e primeiro-ministro, após o PS ter mantido a maioria das câmaras. Esta escolha surge à porta de novas eleições legislativas.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia e do Conselho Metropolitano do Porto, considera tratar-se de uma “excelente” escolha. “Fico contente e orgulhoso por várias razões: por ser uma autarca da Área Metropolitana do Porto e por ter créditos firmados. É uma mulher e também é a melhor solução para o reforço da ação da ANMP”, destaca.
No mês passado, o ex-presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que foi eleito vereador pelo PS, pediu a suspensão de mandato para preparar o congresso da ANMP, a que hoje preside. Sobre a liderança desta associação, referiu que a mudança da presidência será efetuada de forma “tranquila” no congresso agendado para dezembro.
Um dos dossiês mais importantes que Luísa Salgueiro assumirá como nova representante dos municípios portugueses e que será debatido no congresso de dezembro é o dos fundos europeus, com destaque para o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência.