A edição deste ano da MIF|PLPEX ficou marcada pela realização do IV Fórum dos Jovens Empresários entre a China e os Países de Língua Portuguesa, uma oportunidade para contactar com representantes de vários países e conhecer, não só as oportunidades que cada um tem para oferecer, mas também o apoio que as suas entidades podem prestar na abordagem a cada um dos mercados. A PORT.COM acompanhou o evento em Macau.
A 23ª Feira Internacional de Macau (MIF na sigla inglesa) organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM) em colaboração com várias autoridades económicas e comerciais e associações comerciais de Macau, Hong Kong e China Continental, teve lugar entre os dias 17 a 20 de outubro de 2018, no centro de exposições do Venetian, em Macau. Por mais um ano consecutivo, a AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China foi a coorganizadora da PLPEX – Exposição de Produtos e Serviços os Países de Língua Portuguesa, um pavilhão centrado na lusofonia situado no espaço da MIF.
Sendo um dos mais reputados eventos internacionais anuais de economia e comércio em Macau, os participantes veem na MIF uma plataforma para explorar as oportunidades de negócios entre a China e os Países de Língua Portuguesa, especialmente com a Região do Delta do Rio das Pérolas, promovendo o comércio multilateral aliado à realização de fóruns, conferências, bolsas de contacto e negociações entre os compradores.
A delegação portuguesa de empresários que viajou para Macau com a AJEPC foi constituída por empresários dos mais variados setores. Desta comitiva faziam parte universidades, associações portuguesas e internacionais, federações, empresas e startups, mostrando assim a
grande diversidade empreendedora existente em Portugal. À delegação da AJEPC juntaram-se ainda vários empresários dos PLP, nomeadamente de Angola, Moçambique, São Tome e Príncipe e Brasil.
A 23ª edição da MIF|PLPEX ficou também marcada pela realização do IV Fórum dos Jovens Empresários entre a China e os Países de Língua Portuguesa , uma oportunidade para contactar com representantes de vários países e conhecer, não só as oportunidades que cada um tem para oferecer, mas também as ferramentas ou apoio que as suas entidades podem prestar na abordagem a cada um dos mercados. Os empresários participantes tiveram ainda acesso a diversos eventos de networking, nomeadamente as reuniões de b2b, o jantar de gala e o cocktail networking, que se traduzem em oportunidades para se estabelecerem contactos e sinergias com todos os presentes num ambiente mais informal.
A MIF|PLPEX tem tido um importante papel na apresentação de potenciais parceiros aos expositores participantes, promovendo assim oportunidades e dinâmicas para desenvolver e estabelecer novos negócios.
Contando com o apoio do Governo e aproveitando as suas vantagens singulares, Macau tem realizado um importante esforço na construção da Plataforma de Serviços para a Cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa e dos três centros, a saber:
o Centro de Serviços Comerciais para as Pequenas e Médias Empresas da China e dos Países de Língua Portuguesa, o Centro de Distribuição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa e o Centro de Convenções e Exposições para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, no sentido de consolidar o seu papel enquanto plataforma de cooperação entre o continente chinês e os países lusófonos, promovendo a diversificação adequada da economia local.
A AJEPC tem participado na MIF desde a sua formação, em 2012, com comitivas cada vez mais expressivas de empresas, na sua maioria portuguesas mas também de outros países dos PLP. As delegações, no início compostas essencialmente por empresas da área agroalimentar, têm, com o passar dos anos, aumentado em número e em diversidade de setores, nomeadamente de áreas tão diversas como infraestruturas, energia, tecnologia, agroalimentar, produtos de higiene, consultoria, moda, arte, investimentos, desporto, e-sports, entre outras.
Com uma área de exposição superior a 27 mil metros quadrados, dos quais 3 mil estão exclusivamente consignados à PLPEX, a MIF conta com a participação de centenas de organizações e empresas provenientes da China continental e dos países lusófonos, sendo neste espaço realizados vários seminários temáticos, bem como bolsas de contactos, fóruns e conferências que pretendem ajudar a expansão das empresas, promovendo a cooperação e alargando as oportunidades de negócios e o estabelecimento de negociações empresariais.
O objetivo primordial da MIF é criar oportunidades de negócios adicionais para empresas e investidores domésticos e do exterior, ao mesmo tempo que contribuem para a implementação da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, contando com a participação de vários Estados-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) para a construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, consolidando assim o papel de Macau como plataforma de cooperação e comércio entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
































