“Nós contamos, pois vocês contam”. Este é o mote dos Censos 2021. O recenseamento da população arrancou na segunda-feira (8) no Luxemburgo e terá o português como uma das línguas.
O recenseamento populacional devia ter ocorrido em junho mas foi adiado devido à situação pandémica, contando com o avanço da taxa de vacinação para limitar a propagação do novo coronavírus.
Assim, os Censos 2021 decorrem até 5 de dezembro, mas a participação online só será possível até ao dia 28 de novembro. O formulário no portal Guichet.lu pode ser preenchido em cinco línguas: alemão, francês, luxemburguês, inglês e português.
A oferta linguística também é proposta aos cidadãos que optem pelo questionário em papel. Os recenseadores, mandatados pelas autarquias, entrarão em contacto com os residentes que não participaram via online.
O questionário à população é organizado pelo Instituto Nacional de Estatística (Statec), em colaboração com o balcão digital do cidadão Guichet.lu e as comunas do país.
A recolha de dados sobre a população, os agregados familiares e a habitação, tem como objetivo antecipar as necessidades de ordenamento do território, escolas, creches, hospitais ou lares de idosos. Assume-se assim como uma ferramenta para o Governo adaptar as suas políticas em diferentes domínios.
O Statec assegura que os dados fornecidos são tratados de forma confidencial e que o recenseamento se vai desenrolar no cumprimento das regras sanitárias em vigor, sem necessidade de contacto físico.
O questionário em papel pode ser enviado por correio e há também a possibilidade de responder por telefone com a assistência de um funcionário do Instituto de Estatísticas luxemburguês.
Existe ainda uma linha de apoio gratuita para o esclarecimento de dúvidas: 880 2 21 21. As informações sobre a campanha de recenseamento estão acessíveis no site rp2021.lu ou em Guichet.lu.