Com a nova lei eleitoral, aprovada em 2022, a participação dos não-luxemburgueses nas comunais fica mais fácil. Além do prazo para o recenseamento, que foi prolongado, o voto dos estrangeiros deixa de estar sujeito a uma cláusula de residência. Até aqui, podiam apenas votar aqueles que viviam no país há pelo menos cinco anos.
A cláusula de cinco anos de residência obrigatória foi abolida, permitindo a qualquer estrangeiro participar no escrutínio sem ter de justificar o tempo de residência. Além disso, o prazo para a inscrição nos cadernos eleitorais foi alargado. Os interessados podem agora fazê-lo até 55 dias antes das eleições.
A inscrição nos cadernos eleitorais pode fazer-se junto na comuna de residência ou através do portal MyGuichet. No caso da segunda opção, o recenseamento não demora mais do que apenas alguns minutos.
As eleições comunais realizam-se no próximo dia 11 de junho. Acontecem de seis em seis anos. Para votar, basta ter 18 anos no dia do escrutínio e estar inscrito/a nos cadernos eleitorais.