Cerca de 120 representantes governamentais e empresários participaram, dia 8 de novembro, na Sessão de Promoção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau 2021, realizada em Xangai, no leste da China.
O evento destacou duas novas zonas de desenvolvimento na China, nomeadamente a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e outra no distrito de Qianhai, em Shenzhen, avançou o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).
De acordo com o IPIM, um representante de empresas de investimento da Escandinávia disse pretender no futuro aproveitar as vantagens de Macau como plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
O representante das empresas de investimento do norte da Europa afirmou que, através desta sessão de promoção, conseguiu compreender melhor as funções e o papel de Macau na Grande Baía e na Zona de Cooperação Aprofundada, tendo também ficado com uma compreensão “mais aprofundada das novidades negociais nesses locais”, o que lhe permite “definir um melhor planeamento para o futuro desenvolvimento das suas empresas”.
A par disso, pretende no futuro, através de Macau, “promover o soft power da marca das empresas na região Ásia-Pacífico, bem como aproveitar as vantagens de Macau como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa para impulsionar os negócios existentes das empresas”.
Desde 2012, os departamentos do comércio dos Governos de Guangdong, de Hong Kong e de Macau têm vindo a organizar, em conjunto, sessões de promoção, para promover as vantagens dos ambientes de investimento nos três locais, divulgar novidades do desenvolvimento económico e comercial e entre outras, de forma a agrupar os esforços de publicidade e divulgação relativos ao grande panorama das oportunidades de negócios na Grande Baía, para uma maior conveniência dos empresários.
A conferência, organizada pelo Departamento do Comércio da Província de Guangdong, o Departamento de Investimento e Promoção de Hong Kong e o IPM, decorreu em simultâneo com a 4.ª Exposição Internacional de Importações da China, que terminou na passada quinta-feira.