A freguesia da Ilha, no concelho de Santana, norte da Madeira, vai celebrar, no dia 12 de agosto, a XV edição do Dia do Emigrante. O evento pretende homenagear, todos os anos, os emigrantes madeirenses e, ao mesmo tempo, promover e demonstrar aquilo que de melhor se faz ao longo do ano na Região.
A Casa do Povo da Ilha, responsável pela organização do evento, tem previsto um programa de animação que passa pelo folclore, dança, música, entre muitas outras ações.
«Estão-se a reunir todas as condições para que esta homenagem àqueles que a dada altura da sua vida saíram da sua terra natal, atraia muitos visitantes a esta freguesia do norte da Madeira, contribuindo assim para que seja uma grande festa de homenagem, numa simbiose de sabores e saberes», anuncia a organização.
Nesta edição do Dia do Emigrante, está confirmada a presença do artista Sérgio Rossi, que canta temas como “Balada Boa”, “És perigosa” – que integra a banda sonora da novela da SIC Mar Salgado -, “Som do Amor”, “Menina Top” e actualmente “Filho do Patrão”, temas que em conjunto com uma equipa de produção e composição de renome como Ricardo Landum, João Sanguinheira, Phatt Rob, entre outros, têm levado Sérgio em digressão aos 4 cantos do mundo.
A acompanhar a animação, vão estar também a gastronomia de diáspora, a venda de artesanato local, a Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes bem como, um debate com uma temática de interesse para os emigrantes madeirenses.
Este evento vai ser transmitido em direto para todo o mundo através do canal naminhaterra.