Frutos do mar frescos são cobertos com molho de creme de maracujá e uma banana aqui, e é mais delicioso do que você pensa.
A Madeira, um arquipélago formado por quatro ilhas menores, muitas vezes ofuscado por quem olha para Portugal, tem na sua gastronomia regional motivos (juntamente com a sua natureza e vistas incríveis), para amar a culinária portuguesa, com as suas voltas e reviravoltas exóticas que levam os viajantes numa viagem de sabores de prato em prato.
Este prato pode parecer um pouco estranho para quem nunca comeu uma banana fora do pequeno-almoço ou do pão, mas na verdade é um dos pratos mais populares da Madeira. Alguns consideram-no o prato não oficial da região e é provável que não o encontre no continente ou em qualquer outro lugar fora deste arquipélago.
Peixe espada
Se formos completamente honestos, o próprio peixe-espada é bastante assustador de se olhar. É tão assustador, na verdade, que muitas vezes nos faz pensar como uma pessoa poderia olhar para ele e decidir que poderia ser uma boa refeição – mas certamente estamos felizes por isso.
Também conhecido por Espada, este peixe pode ser encontrado na maioria dos restaurantes da Madeira e é servido da forma tradicional, com molho de banana e maracujá. Isso realça os sabores naturais do peixe e proporciona um equilíbrio tão delicioso que nem deveria ser legal em um prato.
No peixe-espada com banana, a base do prato é a bainha (da qual falaremos mais tarde também) que foi empanada e frita, depois coberta com uma banana frita e um molho de maracujá e creme. A combinação pode parecer estranha graças à sua natureza exótica, mas é também o que o torna tão incrivelmente delicioso.
Espetada
Por fora, a espetada parece-se com um típico espetinho ou kebab, e é essencialmente isso que é. Mais comumente, a carne grelhada de escolha é a de boi ou de vitela, ambas temperadas com uma mistura de alho, sal e pimenta, e então fritas com azeite de oliva, vinho, louro, manteiga e purê de tomate.
O resultado são cubos macios de carne que empacotam o sabor e não precisam de nada além do lado das batatas fritas que normalmente é servido junto com elas. Este é um prato comum para grupos dividirem e geralmente é um acompanhamento, lanche ou entrada.
Bolo de Caco
Este é o pão regional da Madeira e nenhuma viagem à ilha fica completa sem experimentá-lo. Veja, este não é apenas um pedaço de pão comum; bolo de caco é cozido sobre uma laje de pedra, como é tradicional, antes de ser servido com manteiga de alho.
Este pão encontra-se em toda a Madeira e mais frequentemente nas padarias do arquipélago, podendo, por vezes, ser encontrado com recheios únicos como carne ou queijo. É delicioso se for comido sozinho com manteiga temperada ou como sanduíche e é definitivamente algo que representa as raízes e os sabores do país.
Lapas com limão
Esta especialidade da Madeira é perfeita para os amantes do marisco que gostam de algo que lhe dê um toque de aventura. Lapas, também conhecidas como lapas, são semelhantes às amêijoas, mas têm uma textura um pouco mais mastigável, mas isso não as torna pouco apetitosas.
Em vez disso, adiciona um sabor carnudo que falta a muitos outros mariscos. Essas lapas são geralmente servidas direto da frigideira em que foram cozidas e geralmente vêm com um lado de limão e bolo de caco para absorver os sucos.
Vinho na madeira
Ok ok, não é um prato, por si só, mas é uma parte muito importante da cultura madeirense. O vinho da Madeira fez um nome na região e, novamente, nenhuma viagem a este arquipélago é verdadeiramente completa sem provar alguns dos melhores da ilha.
Embora o porto seja famoso em Portugal continental, o vinho Madeira é um bom contraste com o vinho do continente e vale a pena experimentar.