A populosa comunidade portuguesa faz com que, no Grão-Ducado, haja mais gente a utilizar o português como idioma prioritário do que o francês e o alemão.
Mais de 15% dos residentes no Luxemburgo têm o português como “primeira língua”, de acordo com o mais recente estudo do Instituto Nacional da Estatística (STATEC), baseado no recenseamento da população de 2011. Neste item, a língua portuguesa surge inclusivamente à frente do francês e do alemão, dois dos três idiomas oficiais do Grão-Ducado.
Segundo o estudo, 55,8% dos residentes do Grão-Ducado têm o luxemburguês como a língua principal, ou seja, aquela que mais utilizam no seu quotidiano. O português aparece em segundo lugar, com 15,7%, e o francês em terceiro, com 12,1%.
O STATEC explica que se se tiver em conta apenas as pessoas que estão no ativo, a taxa de trabalhadores que consideram o luxemburguês como “língua principal” é de 5% para os residentes estrangeiros e de 88,3% para os luxemburgueses.
O luxemburguês é o idioma mais falado do país, sendo utilizado por 70,5% dos residentes. Segue-se o francês, que é falado por mais de metade da população, e o alemão, que é praticado por um terço dos residentes.