Marcelo Rebelo de Sousa aguarda “a marcação de eventuais funerais de Estado” e disse que, “em princípio”, marcará presença nas cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
Em Declarações à comunicação social, o Presidente da República reiterou que dará prioridade ao funeral do ex-Presidente angolano, caso seja agendado nos dias em que está previsto a sua deslocação a Nova Iorque (entre 11 e 14 deste mês).
Marcelo afirmou que a data, porém, é ainda “indeterminada”, já que “depende do luto nacional que é declarado, depende de vários fatores”, além de que ainda não está confirmado se será em Luanda. “Não sei, neste momento não tenho a informação, fiquei de receber nos próximos dias, mas aguardemos”, disse.
“A minha viagem prevista é: partia na segunda-feira [dia 11] para ir falar às Nações Unidas a convite sobre temas de desenvolvimento sustentável e um bocadinho apresentar as conclusões da Conferência dos Oceanos. Em princípio lá estaria e regressaria quarta-feira [dia 13], mas vamos imaginar que há sobreposição, darei preferência ao funeral”, disse o chefe de Estado, salientando que “não é provável” que isso aconteça.