O Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, expressou o desejo de que o próximo Fórum Económico Moçambique-Portugal decorra em Maputo, a par da cimeira bilateral entre os dois países que deverá acontecer ainda este ano.
“Convidamos os investidores do país irmão português durante a próxima sessão da cimeira bilateral. É nosso desejo que decorra aqui em Maputo o Fórum Económico Moçambique-Portugal”, disse o chefe de Estado, citado pela Lusa, ao discursar ao lado do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, durante um jantar na sua residência oficial no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo.
Nyusi sublinhou ainda, “estamos convictos de que as relações entre Portugal e Moçambique continuarão sempre firmes, profícuas e a gerar benefícios mútuos”.
Por seu turno, Marcelo Rebelo de Sousa considera que é uma aposta necessária para consolidar a paz. “Não há paz duradoura se não houver a continuação de um processo de desenvolvimento económico – como aquele que Moçambique tem vindo porfiadamente a construir, e em que tantas empresas, empresários e trabalhadores portugueses participam”, disse.
A este propósito, o Presidente da República destacou a unidade hoteleira que os dois chefes de Estado inauguraram ontem: “Simboliza um exemplo desse empenhamento conjunto de moçambicanos e portugueses pelo desenvolvimento económico de Moçambique”.
Recorde-se que a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique, que se prolonga até este domingo (20), tem como objetivo abordar a cooperação militar, económica e cultural, esperando-se ainda uma troca de “pontos de vista” sobre o momento atual.