O Presidente da República e o primeiro-ministro estão na Suíça, naquela que é a primeira viagem ao estrangeiro em conjunto. Em encontros com a comunidade portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa relembrou a importância do ensino do português, e Luís Montenegro pediu aos jovens que não desistam de regressar a Portugal.
É a primeira viagem conjunta de Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, que estão na Suíça para o prolongamento da celebração do Dia de Portugal. O primeiro-ministro e o Presidente da República foram recebidos por filhos de portugueses que moram na Suíça, assim como por professores de português que reivindicam melhores condições salariais para ensinarem a língua de Camões.
Muitos dos jovens nasceram na Suíça, aprenderam português na escola e agora ouvem o Presidente da República relembrar a importância da língua. A Suíça tem a segunda maior comunidade de emigrantes portugueses, e Montenegro aproveita a viagem para tentar convencer esses emigrantes a regressarem a Portugal.
O intervalo musical não evitou o regresso do chefe de Governo às ruas e às reivindicações. Desta vez, foi um funcionário consular que informou Montenegro de que a lei da carreira está em vigor e nem precisa de ir ao parlamento para ser posta em prática: basta um decreto do governo.
Sem medo do Parlamento, mas com medo de altas expectativas, Montenegro continua a ter de gerir as prioridades no que toca a aumentos salariais.