O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está numa visita a Itália, onde inaugurou uma exposição sobre o 25 de Abril, em Roma, e vai participar na 14ª conferência sobre “o Estado da União” Europeia, em Florença.
O Chefe de Estado está na capital italiana, onde, ao final da tarde de ontem, participou na inauguração de uma exposição sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos, coorganizada pela embaixada de Portugal em Itália e pelo departamento de Cultura de Roma em conjunto com o Instituto Camões e o Ministério da Cultura, intitulada “L’alba che aspettava” (“A madrugada que eu esperava”, um excerto de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen).
À noite, Marcelo teve um jantar privado, ainda em Roma, com o seu homólogo italiano, Sérgio Mattarella.
Hoje participará, pela segunda vez, na conferência sobre o “Estado da União” promovida pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, depois de já ter sido um dos principais oradores convidados da edição de 2018.
Desta feita, o Presidente da República participará numa «conversa de alto nível» com a Presidente da Grécia, Katerina Sakellaropolou, consagrada ao tema «Uma nova era: moldar o futuro através dos valores europeus».
A 14.º conferência sobre o Estado da União, que decorrerá até amanhã em Florença, realiza-se este ano a pouco mais de duas semanas das eleições europeias, que têm lugar nos 27 Estados-membros entre 06 e 09 de junho.
Antes do regresso a Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa ainda se encontrará com a comunidade académica portuguesa do Instituto Universitário Europeu.