Entre sábado,31 de dezembro e o dia 1 de janeiro haverá um agravamento da situação”, anunciou o comandante nacional da ANPC, André Fernandes, explicando que às 14h00 de sábado estarão em alerta laranja cinco distritos: Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Viana do Castelo.
A previsão do aumento da queda de chuva faz com que quatro desses cinco distritos passem a alerta vermelho [o mais grave da escala] às 00h00: Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro.
Também na passagem de ano, domingo, o IPMA colocou os restantes distritos do continente sob aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, devido à agitação marítima, chuva persistente e vento forte.
Só nos arquipélagos estão previstos avisos meteorológicos verdes, com exceção de dois avisos amarelos na Madeira, nas Costa Sul e nas R. Montanhosas.
O agravamento do estado do tempo no continente no Fim de Ano já tinha sido divulgado pelo IPMA, na sexta-feira, anunciando previsões de chuva e vento no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de hoje, estendendo-se ao restante território continental ao longo de domingo.
O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, devido à precipitação forte, aplica-se a estes três distritos do norte de Portugal continental no primeiro dia do ano de 2023, entre as 00:00 e as 12:00, de acordo com o IPMA.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha a “não ir a banhos” no primeiro dia de 2023 e a evitar a deslocação para zonas expostas à agitação marítima.
A Proteção Civil também alertou para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e lençóis de água nas estradas devido às previsões de chuva e vento forte a partir de sábado, principalmente nas regiões do Norte e Centro.